Primeira detecção de "Dalbulus maidis" em Oklahoma gera preocupação
Há alerta para possível expansão da praga para outras áreas do cinturão de milho dos Estados Unidos
A Copersucar apresentou nova identidade de marca e anunciou o novo propósito: "nutrir e mover o mundo com a força do vínculo". A proposta reflete seu compromisso com a transição energética e o desenvolvimento de soluções sustentáveis. A Copersucar é líder mundial na comercialização de etanol e açúcar, além de estar presente em mais de 70 países.
Fundada como uma cooperativa de produtores de açúcar e álcool no estado de São Paulo, a Copersucar se consolidou como um ecossistema global. Hoje, conecta 38 usinas de cana-de-açúcar no Brasil e 17 destilarias de etanol de milho nos Estados Unidos. Seu sistema logístico, que inclui terminais em Santos e em diversos estados norte-americanos, facilita a distribuição eficiente de seus produtos. A empresa também é acionista da Logum, um sistema dutoviário para transporte de etanol.
O presidente da Copersucar, Tomás Manzano, destacou o papel pioneiro da empresa na produção de bioenergia. Segundo ele, o volume de etanol comercializado na safra 2023/2024 evitou a emissão de 36,7 milhões de toneladas de CO2. Esse resultado equivale ao impacto anual de 18 milhões de veículos movidos a gasolina.
A Copersucar também investe em novos biocombustíveis, como o biometano e o combustível sustentável para aviação (SAF). O biometano tem o potencial de substituir o gás natural e o diesel, além de contribuir para a redução da intensidade de carbono dos produtos. A expectativa da empresa é que as usinas associadas produzam até 2 milhões de metros cúbicos de biometano por dia até 2032.
Com relação ao SAF, a Copersucar firmou parceria com a Geo para desenvolver uma planta piloto que deve começar a operar em 2025. O projeto visa transformar biometano em combustível sustentável para aviação. A Copersucar também ampliou sua atuação no setor de energia elétrica, adquirindo 50% da NewCom para aumentar sua participação no mercado livre de energia no Brasil.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura