Abiarroz apresenta o arroz vitaminado na Expoarroz 2013

08.04.2013 | 20:59 (UTC -3)
Bruno Athayde Soares

Para incrementar o apoio junto às arrozeiras e ampliar o acesso ao arroz vitaminado, a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), em parceria com a PATH e a Global Alliance for Improved Nutrition (GAIN), apresentará o arroz vitaminado na Expoarroz 2013, realizada dos dias 16 a 19 de abril, no Centro de Eventos de Pelotas, no Rio Grande do Sul.

“Os dois principais temas da feira neste ano são as novas tecnologias e os novos mercados. É o espaço indicado para apresentar o arroz vitaminado. Além disso, durante a feira será realizado o Fórum Internacional ‘O Arroz Na Segurança Alimentar’, tema no qual a fortificação do arroz tem um papel fundamental”, explica Peiman Milani, Diretor de Acesso Global da PATH.

- A tecnologia da fortificação do arroz, originalmente introduzida no Brasil pela PATH, adiciona vitaminas e minerais em grãos feitos de farinha de arroz que são misturados em pequenas proporções ao arroz tradicional para reduzir as carências de vitaminas e minerais na dieta da população. Isso contribuirá para uma melhor saúde e rendimento escolar das crianças e maior produtividade dos adultos. Trinta estudos em dez países, incluindo o Brasil, confirmam a eficácia desta solução para preencher as lacunas da dieta, melhorar a saúde e prevenir a desnutrição de micronutrientes, especialmente em mulheres e crianças, os mais atingidos por essas deficiências nutricionais.

O arroz vitaminado tem o mesmo sabor, aroma e textura que o arroz tradicional e supre vitaminas e minerais essenciais como ferro, vitamina B1, ácido fólico e zinco. Sua qualidade é verificada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e o produto chega ao consumidor com um custo adicional de aproximadamente 5 a 10% em relação ao arroz tradicional.

"Como parceiros do projeto, enxergamos na Expoarroz uma oportunidade ímpar para discutir soluções para a fome oculta. O arroz vitaminado, uma solução simples, eficaz e de baixo custo para superar esse desafio, precisa chegar à mesa de toda a população brasileira", afirma Mario Pegorer, Presidente da Abiarroz.

Para mais informações, visite

.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025