2º Curso de Tecnologia Pós-colheita em Frutas e Hortaliças acontece em agosto
Aconteceu nesta sexta-feira, dia 29 de junho, a abertura oficial da feira Rural Show 2012, que está sendo realizado em Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul.
Diversas autoridades políticas e nomes do empresariado participaram da cerimônia, entre eles o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Estado, Ivar Pavan – representando o governador Tarso Genro, o prefeito de Nova Petrópolis, Luiz Irineu Schenkel, além de vereadores, deputados e secretários municipais.
O presidente da Cooperativa Piá, Gilberto Kny, destacou que, hoje, a agricultura familiar e o cooperativismo tem grande representatividade econômica e social no país. “A Rural Show é de grande importância, pois possibilita às pessoas que movimentam esses setores receber informações e conhecimento que farão seus negócios prosperarem”, avaliou, e completou: “O Brasil é o segundo maior produtor de alimento no mundo. Com trabalho podemos ser o primeiro e, quem sabe, alimentar o planeta”.
Já o presidente do Sicredi Pioneira, Márcio Port, mencionou o empenho dos envolvidos na feira em fazer o melhor e ressaltou a iniciativa da ONU ao declarar o ano de 2012 como o do Cooperativismo. “As cooperativas não tem só o papel de promover o desenvolvimento econômico, mas também o do desenvolvimento social”.
Para o presidente da Emater-RS/ASCAR, Lino De David, quando se tem objetivos em comum, consegue-se construir questões. “O Rural Show é hoje uma das maiores feiras de agricultura familiar do Estado, pois mostra técnicas e práticas significantes para quem quer crescer”, disse, e somou: “É necessário colocá-la cada vez mais na pauta política do país”.
O prefeito de Nova Petrópolis, Luiz Irineu Schenkel, concordou e salientou que não adiantam as políticas de desenvolvimento, se não houver trabalho em parceria. “As técnicas transmitidas na feira podem tornar o agricultor um grande empresário, com orgulho da sua terra e qualidade de vida. Isso também é um compromisso do poder público”.
Para o ministro Pepe Vargas, apesar das dificuldades, o Brasil vive hoje um momento de crescimento econômico, com taxas de emprego elevadas. “O crescimento de renda também está acontecendo no meio rural devido a políticas públicas que estão sendo implementadas e que antes não existiam”, afirmou.
Ele destacou que a agricultura familiar é responsável, hoje, por 70% dos alimentos produzidos no País, por 28% das exportações agropecuárias e por 74% das contratações de mão de obra no campo brasileiro, ou seja, 12 milhões de pessoas. “Nosso objetivo é fortalecer e desenvolver o setor, distribuir renda, incluir produtivamente, atender a parcela do campo que vive abaixo da linha da pobreza, gerando mais renda e produzindo mais alimentos com sustentabilidade”, reforçou Pepe Vargas.
O ministro finalizou revelando que nos próximos dias a presidente Dilma Rousseff vai anunciar um “conjunto enorme de políticas públicas” que terão reflexo positivo na agricultura brasileira.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura