Abertura da safra de citricultura em Liberato Salzano/RS

17.06.2009 | 20:59 (UTC -3)

Na semana passada, o deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), que preside a Frente Parlamentar da Fruticultura Brasileira, participou do VI Seminário de Abertura da Safra da Citricultura 2009, em Liberato Salzano/RS.

A promoção do evento foi da Prefeitura de Liberato Salzano e da Emater/RS-Ascar.

O seminário contou com a participação de mais de 500 pessoas. Os temas das palestras foram sobre produção, manejo, regenerativo de solo para a citricultura, comercialização e perspectiva de mercado.

A pauta desse evento esteve centrada na instalação de um viveiro de mudas no município de Constantina e a possibilidade de instalação de uma fábrica de sucos para a região da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), efetivando o Programa da Citricultura.

A proposta do desenvolvimento da citricultura, na Amzop, presidida pelo prefeito de Novo Barreiro, Flavio José Smaniotto, que reúne 45 municípios da região norte do Estado, surgiu com a implantação do projeto Reconverter, que objetiva introduzir mudanças na matriz produtiva da região e, também, para que o progresso seja regional e integrado, respeitando as vocações e potencialidades dos municípios associados.

Durante o evento, o deputado Afonso Hamm reforçou a importância do desenvolvimento desse programa para a região e reforçou a viabilidade da atividade para a região. “A melhoria da qualidade de vida das famílias de Liberato Salzano foi fruto da diversificação produtiva realizada no município”, enfatizou Hamm ao acrescentar que os novos investimentos irão possibilitar o fortalecimento da citricultura no município e a geração de mais empregos e renda.

Implantação

A região, recentemente, foi contemplada com anúncio da implantação de um viveiro de mudas frutíferas, em especial na citricultura, com capacidade de produção de 300 mil mudas ao ano, garantindo assim, o “Projeto de Expansão da Fruticultura”.

Durante a abertura da safra da citricultura, o empresário da Agro Pratinha, de Paranavaí/PR, Gilberto Pratinha, garantiu a instalação do viveiro de mudas em Constantina. Na oportunidade, também anunciou que a empresa pretende instalar uma indústria de sucos na região. O investimento é de aproximadamente R$ 50 milhões, gerando, aproximadamente mil novos empregos diretos e indiretos.

Na oportunidade, o empresário comentou sobre a necessidade de contar com a contrapartida dos municípios, no que se refere à expansão dos pomares de citrus (produção e produtividade) e comprometimento dos envolvidos visando à implantação do parque industrial.

Smaniotto ressaltou a presença e o apoio dos deputados que reafirmam a importância da atividade para a região.

O início da citricultura em Liberato Salzano foi em 1987, quando 25 produtores estavam cultivando laranjas Valência, em um total de 18 hectares. A produção era destinada à fabricação de sucos. Atualmente, o município conta com 1.390 hectares cultivados com citros e 545 produtores. Em 1996, teve início o plantio de mudas de torrão, trazidas de São Paulo e começaram a ser introduzidas as variedades de bergamotas Murcott e Montenegrina e a laranja Folha Murchas. Em 1997, a Prefeitura e a Emater/RS-Ascar realizaram uma campanha para incentivar o plantio de citros e foram plantados 150 hectares. No ano de 2002, foram implantados mais 53 hectares de citros, chegando a 363 hectares.

Márcia Godinho Marinho

Gabinete do Deputado AFONSO HAMM

(61) 32155467 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro