Abertas inscrições gratuitas para plantio, cuidados e princípios básicos da Agrosintropia

Curso será ministrado neste sábado (06/04) durante Dia de Campo Agroflorestal no Parque Cultural Florata, em Santo Antônio de Goiás. São 30 vagas, faça sua inscrição

05.08.2022 | 14:28 (UTC -3)
Felipe Fernandes

A agrofloresta é uma linha de agricultura que possui a natureza como referência ao combinar culturas agrícolas e arbóreas no mesmo local e trazem benefícios que contribuem com a produção de alimentos e a recuperação de áreas degradadas. Desenvolvida pelo pesquisador e agricultor suíço Ernst Götsch, a técnica foi introduzida na prática no Brasil em 1980, na Bahia, e continua existindo nos dias de hoje. 

Goiás é um estado que tem referência nessa linha de produção. Em Santo Antônio do Descoberto, a 27 Km da capital, o Parque Cultural Florata dá início ao plantio do terceiro ciclo de sua agrofloresta nesse sábado, 6 de agosto, oportunidade em que será ministrado um curso gratuito ao público que deseja entender mais sobre as técnicas de cultivo. Ainda há vagas.

No Parque Cultural Florata, a agrofloresta tem o objetivo de reflorestar uma antiga área de pastagem, ora degradada. Enquanto as árvores nativas crescem, a produção de alimentos acontece simultaneamente em razão do plantio consorciado. Com o terceiro ciclo, serão uma tonelada de alimentos por mês a serem retirados da área. Eles são colhidos por moradores locais e doados para instituições de caridade de Santo Antônio.

O curso de sábado acontecerá durante um Dia de Campo, quando serão plantadas as mudas nativas, frutíferas e as hortaliças em uma nova área de 4.000 m², o terceiro ciclo. Os instrutores serão Murilo Arantes, biólogo e mestre em Ecologia e Meio Ambiente, e Ricardo Pagliarini, técnico Agroflorestal na implantação e supervisão de Sistemas Agroflorestais (SAFs) e Horticultura Orgânica.  

Além de receber informações sobre o plantio de mudas, ramas e sementes na agrofloresta implantada no local, será possível visualizar a técnica em vários estágios de produção, uma vez que o primeiro ciclo foi plantado em 2017 - já são 1700 árvores plantadas e 30 espécies de hortaliças - e outro em 2019, com 350 árvores plantadas e 30 espécies de hortaliças

A agrofloresta não funciona somente no campo, mas também pode ser replicada em pequenos espaços, como o quintal de casa, por quem deseja consumir os alimentos produzidos na própria residência. A variedade do cultivo pode ultrapassar 50 espécies, contemplando desde hortaliças, como alfaces, rúculas, agrião, cenouras, beterrabas, couve flor, brócolis, couves, etc. Os alimentos produzidos são orgânicos, certificada pela (Organização Internacional Orgânica (OIA).

De acordo com Márcia Mesquita, arquiteta e uma das organizadoras do evento, o curso será gratuito e aberto ao público. “Qualquer pessoa que tem interesse e que gosta de plantar pode participar. No curso eles vão aprender as técnicas do plantio agroflorestal na prática”.

Incentivo à práticas sustentáveis

A Biapó Urbanismo é a responsável pela criação do Parque Cultural Florata, hoje gerida pela Elysium. Inaugurado em 2018, o espaço é aberto ao público. Além de implantar o parque com a agrofloresta, a empresa também está implantando ao lado o Condomínio Florata, com chácaras em sistema de residencial fechado. Os proprietários de chácaras sendo incentivados, por meio de cursos com o que vai acontecer no sábado, a reproduzir esse modelo de plantio em suas áreas particulares.

O Parque Florata oferece cerca de 265 mil metros quadrados que são destinados para a área de reserva legal onde se encontra uma trilhas ecológica que permite ao público maior contato com a natureza. Nos outros mais de 100 mil metros quadrados estão as agroflorestas, belíssimas esculturas ao longo de sua pista de caminhada e pergolados para contemplação local. 

O condomínio Florata, que fica ao lado, conta com um sistema de segurança com portaria de acesso de pedestre e veículos, segurança armada com ronda motorizada, o que confere ao local a tranquilidade aos moradores, em suas ruas verdes internas, parques infantis, pista de caminhada, estações de ginástica, além de muito, mas muito verde. 

Serviço

Dia de Campo Agroflorestal com curso gratuito

Data: 06/08 (Sábado) 

Horário: A partir das 08h

Local: Condomínio Florata - Santo Antônio de Goiás - entrada após sede da Embrapa Arroz e Feijão

Inscrições gratuitas com vagas limitadas: https://forms.gle/H6biQE2QWG2ibnTQ9

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024