Integração Lavoura Pecuária Floresta pode ser diferencial competitivo para o agronegócio
Tema foi discutido na 5ª edição do Circuito RedeAgro, realizado em Indaiatuba (SP)
Com o tema “Reduzindo a Contaminação do Solo e da Água”, acontece nos dias 06 e 07 de abril, durante a FIEMA Brasil 2016, no Parque de Eventos em Bento Gonçalves, o 5º Seminário Brasileiro de Gestão Ambiental na Agropecuária, promovido pela EmbrapaUva e Vinho.
Desde a sua primeira edição, o evento traz para discussão temas que são ou serão desafios para a gestão ambiental nas atividades agrícolas e pecuárias. Nesta quinta edição, segundo Alexandre Hoffmann, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho e um dos diretores do encontro, o objetivo é chamar a atenção para os problemas ambientais decorrentes da contaminação no solo e na água, que está ocorrendo atualmente de forma silenciosa e que poderá gerar prejuízos irreversíveis ao meio ambiente. “Vamos evidenciar o problema e já apresentar algumas alternativas para alcançar o ponto de equilíbrio. Dessa forma, vamos garantir a continuidade da produção agropecuária sem prejudicar o meio ambiente , como é o caso da produção integrada, que já e uma questão antiga defendida pela Embrapa, mas que continua atual para a sociedade”, avalia .
Abrindo o evento, no dia 6, acontecerá a Oficina Biobed, na qual o pesquisador Luciano Gebler, da Embrapa Uva e Vinho, apresentará e ensinará a operacionalização do Sistema Biobed Brasil, nova tecnologia que visa tratar o descarte de contaminantes agrícolas, através de um sistema de incremento à biodegradação.
“A gestão de efluentes é um dos aspectos mais importantes na busca pela sustentabilidade ambiental. Várias regulamentações e legislações orientam a disposição final adequada de resíduos, mas as normas tendem a se intensificar nos próximos anos. Queremos mostrar hoje uma opção viável que está à disposição do agricultor”, afirma Gebler, que também é um dos diretores do seminário.
Na quinta-feira, dia 07 de abril, a programação está dividida em palestras, painéis e mesas-redondas que irão apresentar a realidade da contaminação da água e do solo por defensivos agrícolas e também alternativas para a sua redução. O evento prevê espaço para as discussões entre as apresentações.
Os interessados em participar do 5º Seminário Brasileiro de Gestão Ambiental na Agropecuária podem se inscrever pelo site oficial daFIEMA Brasil. O evento faz parte da programação paralela da feira e integra o FiemaCon. As vagas são limitadas e vão até o final de março. Clique aqui e acompanhe todas as informações do evento, programação completa e valores da inscrição.
SERVIÇO:
O quê: 5º Seminário Brasileiro de Gestão Ambiental na Agropecuária
Quando: 06 e 07 de abril de 2016
Onde: Parque de Eventos – Bento Gonçalves
Informações: www.fiema.com.br
Organização: Embrapa Uva e Vinho 09:00 - 09:15 - Abertura
Programação:
9:15 - 10:00 - Contaminação da água e do solo por defensivos agrícolas: o real tamanho do problema
10:00 - 10:15 - Intervalo
10:15 - 12:00 - Painel: Monitoramento e legislação sobre contaminação ambiental com foco agropecuário
10:15 - 10:45 - Palestra 1 - Monitorando e reduzindo as contaminações do solo e da água
10:45 - 11:15 - Palestra 2 - O que considerar para cumprir a legislação sobre Defensivos Agrícolas?
11:15 - 12:00 - Mesa redonda: Agropecuária e a contaminação ambiental
12:00 - 13:30 - Intervalo para almoço
13:30 - 14:45 - Painel: Estratégias para reduzir a contaminação ambiental
13:30 - 14:00 - Palestra 1 - Produção Integrada
14:00 - 14:30 - Palestra 2 - Boas práticas na pulverização aérea
14:30 - 14:45 - Discussão
14:45 - 15:00 - Intervalo
15:00 - 15:45 - Palestra: Avanços em equipamentos de pulverização em pomares
15:45 - 16:30 - Palestra: Motivando produtores para a redução da contaminação ambiental
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura