Baldan destaca pulverizador Avola na Bahia Farm Show
O equipamento de alta tecnologia agregada é um dos principais destaques da feira agrícola em Luís Eduardo Magalhães
Com foco na segurança técnica nas operações em aviação agrícola, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) oferece, pelo segundo ano consecutivo, os cursos de capacitação para coordenador em Aviação Agrícola (CCAA), de 3 a 8 de julho, e para executor em Aviação Agrícola (CEAA), de 26 de junho a 1º de julho. Eles serão realizados no Centro de Treinamento (CT) da entidade, em Luís Eduardo Magalhães (BA), e na ABA Manutenção de Aeronaves, em Barreiras (BA).
“A aviação agrícola é uma ferramenta fundamental para a agricultura brasileira e precisa ser praticada com rigor técnico. Capacitar e treinar os envolvidos nesse processo, respeitando a legislação vigente e levando em consideração todas as questões ambientais, sociais e econômicas envolvidas, é muito importante. Por isso, estamos oferecendo este curso novamente, em 2023”, afirma o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi.
Voltados a engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas, respectivamente, os cursos de coordenador e executor em aviação agrícola têm como meta capacitar os profissionais que estão diretamente envolvidos na aplicação de produtos fitossanitários das aeronaves agrícolas, conforme Instrução Normativa 002/2008, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
“O processo de aplicação de produtos fitossanitários traz uma responsabilidade muito grande para os profissionais envolvidos, já que esses produtos que, ao mesmo tempo, têm como função proteger os cultivos, também podem atingir áreas sensíveis. O papel de proteção do meio ambiente passa também pelas pessoas envolvidas na aplicação desses produtos, seja de maneira terrestre ou aérea”, explica um dos instrutores do curso, o engenheiro agrônomo PhD, Henrique Borges Neves Campos, da empresa Sabri-Sabedoria Agrícola.
O preparo da “calda” que será pulverizada e seu uso preciso são parte das atribuições desses profissionais, considerados estratégicos para a sustentabilidade das propriedades agrícolas. Os coordenadores são engenheiros agrônomos responsáveis legais pela atividade. Já os executores são aqueles que irão colocar em prática as deliberações do coordenador. Os profissionais ficam em solo e analisam todas as condições para o trabalho dos pilotos, definindo, inclusive, quando a operação pode ser realizada ou não.
De acordo com o diretor da ABA Manutenção de Aeronaves, Ruddigger Alves da Silva, o curso abordará diversos temas, como legislação aeronáutica, segurança operacional, gerenciamento de risco, entre outros. “Forneceremos aos participantes todo conhecimento necessário para que coordenadores e executores possam desempenhar suas funções com competência e segurança”, diz.
O curso é um convênio entre a Abapa e o MAPA, em parceria com as empresas ABA Manutenção de Aeronaves e Sabri Sabedoria Agrícola. O treinamento será gratuito para os associados da entidade dos cotonicultores e acontecerá no CT Abapa, para as aulas teóricas, e na ABA, para as práticas. As vagas são limitadas. Antes da inscrição, é muito importante verificar se o registro da categoria está em dia, o CREA, no caso dos engenheiros, e o CFTA para os técnicos agrícolas. Sem ele, os interessados não conseguem realizar o curso.
Serviço
Executor de Aviação Agrícola (CEAA)
Data: 26 de junho a 1º de julho
Horário: das 8h às 12h e das 14h às 18h
Local: Teórica: CT Abapa / Luís Eduardo Magalhães;Prática ABA/Barreiras
Coordenador de Aviação Agrícola (CCAA)
Data: 03 a 08 de julho de 2023
Horário: das 8h às 12h e das 14h às 18h
Local: Teórica: CT Abapa / Luís Eduardo Magalhães; Prática ABA/Barreiras
Para mais informações: 77 99829.9092 | 3639.6832 | ct9@abapa.com.br
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura