Abapa investe no aperfeiçoamento da mão-de-obra das cozinhas das propriedades

13.02.2009 | 21:59 (UTC -3)

Aperfeiçoar a gestão nas cozinhas das fazendas de algodão pode garantir mais saúde e satisfação dos empregados e economia de até 20% nos custos com alimentação. Essa é a idéia central do Projeto Práticas Culinárias, implementado em janeiro pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa). Em formato de módulos itinerantes, o Projeto está capacitando gratuitamente cozinheiros e manipuladores de alimentos nas propriedades dos associados da Abapa. Os primeiros treinamentos começaram em fevereiro, na região do Anel da Soja.

De acordo com o presidente da Abapa, João Carlos Jacobsen, o projeto surgiu das diversas reclamações informais dos produtores da região sobre o custo e a qualidade da produção de alimentos nas fazendas. “Estudamos a fundo o problema, com a ajuda de uma profissional de nutrição, e, feito o diagnóstico e o escopo do projeto, partimos a campo”, explica Jacobsen. Segundo o presidente, a segurança alimentar é também um dos pontos centrais no Projeto. “O cuidado no preparo e a escolha correta da matéria-prima diminui os riscos à saúde dos empregados e produtores”, alerta.

Os módulos começam com uma abordagem panorâmica sobre alimentação e nutrição, passam pela escolha dos cardápios, alimentação inteligente, com o aproveitamento integral dos alimentos, redução do consumo de água e do desperdício. Há ainda o módulo sobre higiene, que trata tanto dos processos limpos de produção dos alimentos, quanto do meio ambiente, e por fim, o Projeto também tratará do gerenciamento de estoques. As aulas são teóricas, com momentos de prática e têm à frente a nutricionista Patrícia Castanheiro.

“Dentre as razões de ser da Abapa, além da representatividade nas questões de mercado e políticas para a cotonicultura, estão pesquisar, propor e promover soluções para problemas no dia-a-dia das propriedades. Afinal é a soma delas que resulta nos 282 mil hectares que chamamos de cotonicultura baiana”, afirma Jacobsen.

Para aderir ao Projeto, o produtor deve manifestar o interesse durante as reuniões e assembléias da entidade, ou entrar em contato com a Associação pelo telefone (77) 3613-8009.

Catarina Guedes

Abapa

(71) 3379-1777

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025