ABA conclui Curso de Cabanheiro

27.08.2011 | 20:59 (UTC -3)
Altair Albuquerque

Antes mesmo de começar as atividades da Expointer 2011, a Associação Brasileira de Angus (ABA) realizou entre os dias 25 e 26 de agosto o 3º Curso de Cabanheiro. A Angus organiza esse curso com o objetivo de oferecer conhecimentos na maneira como os animais devem ser apresentados ao publico, futuros criadores e investidores.

A parte teórica aconteceu na quinta-feira (25), dentro do estande da ABA, e aula prática, ocorreu neste sábado (27), na pista central do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Além de qualificar profissionais que já estão trabalhando nesta área, a Angus considera de fundamental importância a formação de novos e melhores cabanheiros para atender um mercado em ampla expansão de selecionadores interessados em mostrar o máximo potencial de seus animais.

Os palestrantes foram os agrônomos Felipe Cassol e Átila Dornelles, responsáveis pelas Cabanhas da Corticeira e Olhos D’agua, respectivamente. “Há muito que percebemos a necessidade de existir um curso como esse, onde o mote principal é de democratizar o conhecimento adquirido em anos de experiência, facilitando assim o caminho dos criadores para na representação qualificada de seus criatórios e da raça angus. E conseguimos”, comemora Cassol.

Dos 33 alunos inscritos no curso de Cabanheiro, cinco eram do Uruguai e três eram mulheres, das quais fazia parte a advogada Marina Letycia Mendes, que vem de uma família que cria Angus rústicos no interior de Santa Catarina há quase 30 anos. “Participei do curso para conhecer o sistema de criação gaúcho, que é referência na lida com animais de argola, e como vamos iniciar um plantel assim, precisava das para entender o real processo de criação desse tipo de animal. Agora com a finalização do curso entro confiante que farei um ótimo trabalho na Fazenda São Raimundo”, explica.

Pensando na formação dos futuros cabanheiros, Átila acredita que é cada vez maior a necessidade de investirmos no profissionalismo e comprometimento dos colaboradores envolvidos no processo de criação e apresentação dos animais em pista. “Promover, incentivar e explicar o processo pecuário do manejo do Angus de argola, essa é a ideia do Curso de Cabanheiro”, conclui.

O curso contou ainda com a palestra do Médico Veterinário Mauro Gregory da Sano Vitosan- nutrição animal, apoiadora do evento, sobre nutrição animal.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro