Associados da Aprosoja precisam atualizar cadastro para votar nas eleições da entidade
De 13 a 15 de agosto de 2013, foi realizado o 7.º Congresso de Iniciação Científica (CIIC), no Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), em Campinas, interior de São Paulo. Seis alunos bolsistas do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, foram premiados no CIIC. O IAC participou com 55 inscritos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). No total, participaram 128 bolsistas do PIBIC, 28 do PIBITI e 19 extras, incluindo todas as instituições participantes: IAC, ITAL, Instituto de Zootecnia, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA-Regional), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) unidades Monitoramento, Meio Ambiente e Informática.
Nove bolsistas do IAC, do PIBIC, apresentaram trabalhos orais, sendo três agraciados com o Prêmio “Maria Beatriz Perecin de Iniciação Científica”. Outros 31 alunos participaram com pôster, sendo um vencedor. Três bolsistas IAC, do PIBITI, apresentaram oralmente seus trabalhos, sendo um agraciado com o Prêmio “IAC - Inovação”. Outros 12 bolsistas exibiram pôsteres, sendo um premiado. Ambos os programas são apoiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O aluno Iago Felipe Nogueira Piramo, orientando da pesquisadora do IAC, Valéria Aparecida Modolo, foi premiado pelo PIBIC com a apresentação oral Fenologia do florescimento e frutificação de pupunheira no Vale do Ribeira. A bolsista PIBIC, Mônica Cristina Meschiatti, orientanda do pesquisador do IAC, Gabriel Constantino Blain, foi agraciada pela apresentação oral Detecção de tendências climáticas nas séries decendiais de precipitação pluvial e temperatura do ar da localidade de Monte Alegre do Sul, interior de São Paulo. O aluno Rodrigo Martinelli, orientando do pesquisador do IAC, Fernando Alves de Azevedo, foi premiado pelo PIBIC em sua apresentação sobre Braquiárias, roçadeiras e herbicida no manejo de plantas daninhas em citros.
A aluna Marina Luizotti Corcovia, orientanda da pesquisadora do IAC, Isabella Clereci De Maria, foi agraciada pelo PIBITI com a apresentação oral Atributos químicos e físicos para avaliação da qualidade dos solos.
Na categoria pôster, o premiado foi o bolsista PIBIC, João Paulo Zampronio, orientando do pesquisador Fernando Alves Azevedo, pelo trabalho Poda de inverno para o manejo da mancha marrom de alternária em tangor Murcott. Pelo PIBITI, o pôster premiado foi da aluna Géssica Carolina Fröhlich Schilling, orientanda do pesquisador Wilson Barbosa sobre Desenvolvimento de sistema de gestão de produtos químicos e de resíduos do Instituto Agronômico.
Os trabalhos desenvolvidos no PIBIC tiveram início em agosto de 2012 e conclusão em julho de 2013. Os trabalhos do PIBITI foram iniciados em setembro de 2012 e concluídos no final de julho de 2013. As pesquisadoras do IAC, Tammy Aparecida Manabe Kiihl e Lilian Cristina Anefalos, são as coordenadoras do PIBIC e PIBITI respectivamente.
Durante a abertura do evento, em 13 de agosto, o diretor-geral do IAC, Sérgio Augusto Morais Carbonell, falou sobre a valorização do Instituto em relação aos recursos humanos, tanto na área científica quanto administrativa. Carbonell citou que em várias ocasiões pesquisadores incentivam seus estagiários a prestarem o concurso no IAC. “Esse processo está dando certo, pois ex-estagiários estão se tornando nossos pesquisadores”, diz Carbonell. O diretor-geral também agradeceu ao CNPq.
O coordenador da APTA, Orlando Melo de Castro, destacou que os bolsistas possuem o contato com a nata do conhecimento agropecuário. Castro destacou a importância de os bolsistas se dedicarem e se qualificarem para atuar como pesquisador.
No último dia do CIIC foi anunciado que a próxima edição do evento será realizada no IAC. O Instituto tem sido contemplado pelo CNPq com bolsas PIBIC desde 2003 e com bolsas PIBITI desde 2010.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura