45ª Emapa promoveu diversas atividades simultâneas

22.03.2010 | 20:59 (UTC -3)

Em 16 dias de exposição, a Emapa realizou atividades em pista de julgamento com 9 raças bovinas e 5 eqüinas, além de promover 9 leilões, realizar curso de julgamento, Queima do Alho e Torneio Leiteiro.

A tradicional 45ª Emapa, de Avaré/ SP, maior feira agropecuária do Estado de São Paulo, aconteceu de 27 de fevereiro a 14 de março e promoveu, em 16 dias de evento, um calendário repleto de atividades que reuniu um público bastante diversificado durante a exposição.

Estavam presentes no parque de exposições 3072 animais, entre raças bovinas e eqüinas – que foram divididas em dois turnos. No primeiro turno estavam presentes animais das raças Nelore, Mangalarga Marchador, Bretão, Percheron e Clydesdale. No segundo turno, compareceram ao parque de exposições as raças Angus, Brahman, Bonsmara, Simental, Guzerá, Gir, Girolando e Santa Gertrudis e as raças equinas Mangalarga Paulista e Muares. Acompanhe abaixo os resultados de todos os eventos.

Julgamentos Primeiro Turno

Nelore

A raça Nelore realizou 6 dias de julgamentos, contemplando 1029 animais em pista de avaliação. Ao total, 114 expositores de todo país trouxeram animais para participar da mostra pecuária. Dezenas de pecuaristas lotaram a pista de julgamento para acompanhar os campeonatos, que definiu o macho Lux Neogrego do expositor Rima Agropecuária como Grande Campeão da Raça Nelore, seguido pelo macho Serro FIV da Bacaray do Expositor Jonas Barcelos como Reservado Grande Campeão da Raça Nelore. No campeonato das fêmeas, sagrou-se Grande Campeã o animal Parla FIV AJJ do expositor Antonio Junqueira Vilela, seguida pela fêmea Hematita III HRO do expositor Sylvio Propheta como Reservada Grande Campeã.

Bretão, Percheron e Clydesdale

O total de 48 animais das raças Bretão, Percheron e Clydesdale, provenientes de 16 expositores, despertaram muita atenção durante a 45ª Emapa, devido a exótica beleza racial que as compõem. Um animal Clydesdale participou da feira para VII Mostra da raça aos visitantes, bem como 10 animais Percheron que vieram para a IV Exposição Nacional do Cavalo Percheron. A raça Bretão trouxe 37 animais para sua XI Exposição Nacional do Cavalo Bretão. Sagrou-se como a Grande Campeã dos julgamentos de fêmeas da raça Bretão o animal Soizic de Guerloch, do expositor Charles Marx do Nascimento do Rio de Janeiro. O Grande Campeão foi Renard de Beaufort, do expositor Anis Razuk de São Paulo

Mangalarga Marchador

Realizando a Expo Marcha Paulista, 255 animais Mangalarga Marchador vieram ao parque de exposições para serem julgados. Segundo o árbitro Márcio Meirelles Leite, a Expo Marcha Paulista 2010 contou com um número representativo de animais de diversos estados, com excelente qualidade, encontrada em exposições de nível nacional. Os resultados da Expo Marcha Paulista 2010 podem ser conferidos no link Julgamentos do site

Julgamentos Segundo Turno

Raça Brahman

A raça Brahman apresentou 375 animais na Emapa, com julgamentos comandados por Irineu Gonçalves Filho. Segundo ele, os animais apresentados em pista ressaltaram muito desempenho, performance e harmonia. “Estrutura, funcionalidade e aprumos corretos também são imprescindíveis”, ele ressaltou. Sagrou-se como Grande Campeã Miss Querença 3544, do expositor Querença Empr. Rural Agr. E Pec. Ltda. de Inhaúma/ MG. A Reservada Campeã foi Miss Lince Lolita 555, do expositor César Tomé Garetti de Neves Paulista/ SP. No grande campeonato de machos, sagrou-se Grande Campeão Mister Ivan da Canaã, do expositor Agropecuária Leopoldino Ltda., de São Carlos/ SP. E o Reservado Grande Campeão foi Mister Been Tinajas POI 636, do expositor Interpar Empreendimentos Ltda., de Divinópolis/ MG. A raça Brahman também recebeu na Emapa o selecionador Luis de Moraes Barros, da Brahman Escol, que trouxe 11 animais para exposição em seu Shopping Brahman Escol, que ficou posicionado em frente à pista principal de julgamentos.

Raça Gir

O total de 385 animais, entre Gir Leiteiro e Gir Padrão, compareceram ao parque de exposições durante a 45ª Emapa. O juiz Fábio Miziara comandou os trabalhos com a raça Gir Leiteiro nas pistas, que reuniu 224 exemplares. “O objetivo dos julgamentos de Gir Leiteiro foi identificar o biótipo mais adequado para a produção de leite a nível de trópicos”, ele comentou. A fêmea que sagrou-se Grande Campeã Gir Leiteiro é Jana FIV Jacurutu, do expositor Demetrius Martins Mesquita, de Brasilia/ DF. No grande campeonato de machos gir leiteiro, sagrou-se Grande Campeão Escol TE Silvania, do expositor Eduardo Falcão Carvalho, de Caçapava/ SP. Como Reservado Grande Campeão sagrou-se C.A Gigante TE do expositor Joaquim Noronha e outros, de Vargem Grande do Sul/ SP. A raça Gir Leiteira também promoveu um Torneio Leiteiro, que sagrou como campeã a vaca Hilda que produziu média de 40 kg/dia de leite durante 4 dias de torneio. Toda produção de leite gerada no torneio foi doada a uma comunidade carente de Avaré.

Na pista de julgamento Gir Padrão, comandou os trabalhos o jurado Braz Costa de Oliveira Junior, sagrando como Grande Campeã Cabana da GI, do expositor Sérgio Barros e como Reservada Grande Campeã Fotografia do BI, do expositor José Luiz Junqueira Barros. No campeonato de machos, sagrou-se como Grande Campeão Gabão do Bi, do expositor José Luiz Junqueira Bastos e como Reservado Grande Campeão Imponente ZS, de Nádia e Dunya Sab.

Guzerá

O juiz Carlos Alberto de Souza Celestino comandou o trabalho de pista dos 182 animais da raça Guzerá que compareceram ao parque para julgamentos, provenientes de 107 expositores de Estados como MS, GO, DF, SP e MG. Sagrou-se Grande Campeã Eloise FIV da Tir, do expositor Silvely Maria Jonata Antunes, de Brasilândia/ MS. Como Reservada Grande Campeã ficou Brasilia SMPF, do expositor Agropecuária São Marcos, de Paulo de Faria/ SP. No campeonato de machos, sagrou-se Grande Campeão Irlo EB da Ipê, também do expositor Agropecuária São Marcos. E o Reservado Grande Campeão foi Figo FIV Tir, do expositor Silvely Maria Jonata Antunes.

Angus

Segundo Ignacio Tellechea, diretor de Núcleos da Associação Brasileira de Angus (ABA), participaram da pista de Avaré 145 animais de 21 expositores do Brasil. O jurado foi o presidente do Núcleo de Criadores de Angus do Oeste do Paraná, Cristopher Filippon. O touro que sagrou-se como Grande Campeão foi Reconquista Naco (pelagem vermelha) e a roseta de Grande Campeã Reconquista Naja, uma vaca adulta (pelagem vermelha), Como reservado grande campeão o título foi para Reconquista 1292, um touro sênior (pelagem preta) da Reconquista Agropecuária.

Girolando

Já a raça Girolando estreou este ano na Emapa com mais de 100 animais para julgamento. O juiz responsável pela raça, Euclides Prata dos Santos Neto, ressaltou que procura nos animais em pista força leiteira aliada ao equilíbrio, proporcionalidade e funcionalidade do animal. Sagraram-se campeões os animais a seguir, divididos por categorias: Meio Sangue - Grande Campeã: Cinderela Dunas SI do expositor Eugênio Deliderato Filho; Reservada: Delicada Modelo Mumu, do expositor José Alberto Menck. ¾ - Grande Campeã: Sapeca Lins, do expositor Valdir Junqueira de Andrade; Reservada: Condessa 3 Ypes, do expositor Fernando Antônio de Macedo; 5/8 - Grande Campeã: Dezoith Dede da Mumu, do expositor José Alberto Menck; Reservada: Cindy Babiu Delid, do expositor Eugênio Deliderato Filho.

Simental

O juiz Luiz Roberto Pena Andrade comandou os trabalhos com a raça Simental durante a 45ª Emapa. No Grande Campeonato de fêmeas, sagrou-se como Grande Campeã India do Itaqui, do expositor Paulo de Castro Marques, de Fama/ MG e como Reservada Grande Campeã Journey Alambary, do expositor Antonio Brandão, de Maceió/ AL. O Grande Campeão foi Jaguar da Santa Andréia, do expositor Santa Andréia Agropec. Ltda. de Itararé/ SP. O Reservado Grande Campeão foi Legat de Amica, do expositor Eolo José Vicentini, de Dois Córregos/ SP.

Santa Gertrudis

O juiz Egon Neufeld foi o responsável pelo julgamento de 76 exemplares da raça Santa Gertrudis que este ano também estreou nas pistas da 45ª Emapa. Sagrou-se Grande Campeã Enfase da Malagueta, do expositor Wladimir Alvares de Mello, de Mairinque/ SP. Como Reservada Grande Campeã ficou Delegada da Malagueta, do mesmo expositor. Já no grande campeonato de machos, sagrou-se como Grande Campeão Billabong da Pau D´Alho, do expositor Carson G.Geld, de Tietê/ SP. Como reservado grande campeão ficou Paracuru da Jatobá, também do expositor Wladimir Alvares de Mello.

Também participou do segunto turno da 45ª Emapa a raça bovina Bonsmara, que levou 25 animais para a exposição e a raça eqüina Mangalarga Paulista, que levou mais de 100 animais para pista de julgamentos.

Marcha de Muares

A AMA – Associação de Mulandeiros de Avaré, também realizou a 6ª Prova de Marcha de Muares. Segundo o presidente da entidade, José Darci de Souza, participaram 115 mulas das provas, provenientes de 35 expositores de Estados como Minas, Brasília, São Paulo e Paraná. Entre as provas, aconteceram duas provas de marchas, sendo elas Mula Dente de Leite, com a presença de 16 mulas em pista, sendo 7 classificadas. O primeiro lugar ficou para um animal de Porto Feliz, que ganhou uma moto 125 cilindradas. Os demais classificados levaram prêmios em dinheiro. A segunda Prova de Marcha foi Mulas de Elite, na qual 14 mulas participaram, sendo 7 classificadas. O primeiro lugar é da cidade de Votorantim/ SP, e a premiação foi igual à citada anteriormente.

Queima do Alho

A AMA também promoveu a VI Queima do Alho, com a participação de 12 competidores que armaram 12 cozinhas para preparação de pratos típicos. O campeão foi a Cozinha Pedra Preta, de Avaré/ SP, que recebeu troféu de Campeão. Segundo José Darci, cerca de 600 pessoas estava presentes e aproximadamente 450 refeições foram servidas gratuitamente aos presentes, ao som de uma dupla sertaneja que animou o evento.

Leilões

A 45ª Emapa também encerrou atividades com sucesso absoluto nos remates que promoveu. Ao todo, foram 9 leilões que comercializaram 340 animais das raças Nelore, Brahman, Gir, Girolando, Angus e Santa Gertrudis. O faturamento total da feira alcançou R$ 15.5 milhões este ano. “Esta edição da 45ª Emapa foi a melhor que realizamos nos últimos anos, com toda certeza! E podemos afirmar isto considerando a qualidade dos animais apresentados em pista, em leilões e, também, a presença maciça de centenas de criadores que vieram de todos os Estados do Brasil para acompanhar pessoalmente nossa exposição!”, avaliou Heitor Pinheiro Machado, vice-presidente da Emapa.

No primeiro turno, a 45ª Emapa recebeu quatro leilões da raça Nelore: Nelore das Águas, Tradição HRO, Qualidade do Nelore e AgroZurita Brasil Brasileiro. No segundo turno, mais 5 remates agitaram a exposição, sendo eles 1º Circuito Eco Angus (raça Angus), 1º Leilão Girolando (raça Girolando), 1º Leilão Fazendas Taquari e União do Brasil (raça Santa Gertrudis), 2º Leilão Gir Leiteiro Tipo A (raça Gir leiteira) e Leilão Marcas de Peso Brahman e Convidados (raça Brahman), já tradicional na Emapa.

Curso de julgamento

Oficializado pela ABCZ, a Emapa recebeu pela primeira vez o Curso de Morfologia e Julgamento das Raças Zebuínas, oferecido pela BrAgrocursos e que aconteceu nos dias 12 e 13 de março. As aulas contaram com a presença de 30 alunos, entre profissionais e estudantes de zootecnia e veterinária, que vieram de diversas regiões do Brasil para participar deste curso, como Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso e norte de São Paulo A aula teórica foi ministradas na sede do Sindicato Rural de Avaré, que apoiou a realização deste curso durante a 45ª Emapa. As aulas práticas se dividiram em duas localizações: as aulas sobre a raça Nelore foram realizadas na fazenda HRO, do renomado selecionador Sylvio Propheta e as aulas de Guzerá, Gir e Brahman aconteceram dentro do parque de exposições, na pista de julgamento da Emapa.

Os professores foram os jurados efetivos da ABCZ, Carlos Henrique Cavallari Machado e Roberto Vilhena e todos os alunos receberão certificado emitido pela ABCZ.

Mais informações:

FONTE: Matriz da Comunicação Assessoria - (15) 3411-9669

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025