44ª Exposição Agropecuária Emapa cresce 20%

18.03.2009 | 20:59 (UTC -3)

Os números que encerram a programação de leilões da 44ª Emapa em Avaré/ SP fortalecem a expectativa positiva do mercado de gado de elite no ano 2009. Os 9 remates realizados, que comercializaram animais e prenhezes nas raças Nelore, Brahman, Gir e Guzerá faturaram R$ 20 milhões com a venda de 200 produtos.

“O mercado pecuário atual está muito maduro, hoje a lei da oferta e da procura é bastante clara e objetiva: vende-se por um preço alto e o comprador paga ou não, de acordo com a qualidade da oferta”, observou o vice-presidente da Emapa Heitor Pinheiro Machado, referindo-se à autenticidade dos valores comercializados.

Este resultado financeiro apresentado pela Emapa anima os pecuaristas que selecionam animais geneticamente melhoradores, como é o caso do perfil do gado que é apresentado nesta feira, pois ela serve como parâmetro de como o mercado de elite pecuária se comportará durante todo o ano. “A Emapa abre o calendário de exposições de todo Brasil e, geralmente, o que acontece aqui servirá como referência para o ano inteiro”, explica Heitor, que também é vice-presidente do Núcleo Nelore Avaré.

Ele ressaltou, ainda, que a grande surpresa nos remates deste ano foram as comercializações dos dois lotes mais valorizados do primeiro turno: Vala 4, que, com 2 anos e meio foi a recordista de venda na raça Nelore na Emapa, seguida por Pinah, comercializada em 50% aos 12 anos. “Estas comercializações comprovam a longevidade da raça Nelore”. Luiz Carlos Marino, presidente do Núcleo Nelore Avaré também destacou o sucesso da pista coberta, ação que será repetida na próxima edição da Emapa, bem como a boa aceitação dos criadores de Nelore com relação à unificação dos julgamentos dos animais mochos e padrão. “O bom animal está sendo valorizado, independente de ter ou não chifre e esta exposição foi muito importante para o Nelore Mocho, pois serviu de parâmetro da evolução da raça Nelore”.

Em paralelo aos leilões, a 44ª Emapa realizou também o julgamento de 8 raças bovinas e duas eqüinas durante os 16 dias de feira, contabilizando o total de 2.278 bovinos avaliados em pista. Participaram das pistas deste ano as raças eqüinas Mangalarga e Muares e as raças bovinas Nelore, Nelore Mocho, Brahman, Angus, Guzerá, Simental, Santa Gertrudis e Gir, esta última retomou sua participação na Emapa após nove anos de ausência. “A raça Gir já foi muito forte em Avaré”, recordou Nadia Saab, que preside o Núcleo de Criadores de Gir no Estado de São Paulo, criado durante esta edição da Emapa. “Participamos desta edição com 150 animais da raça mas temos o objetivo de reunir mais animais para a próxima Emapa, pois estamos muito satisfeitos com a evolução da feira e com toda estrutura que ela nos oferece, e pretendemos montar aqui nossa base de apoio no Estado de SP”, ela adianta.

Este ano a Emapa contou com a ocupação de 44 pavilhões no primeiro turno e 26 no segundo, reunindo o total de 3.200 animais dentro do parque, entre julgamentos, shoppings, leilões e comercializações em geral. Os animais submetidos à julgamento são provenientes de 388 expositores de todo Brasil. A feira recebeu 10 mil visitantes durante 16 dias.

Campeões em pista

Todas as raças que levam seus animais para as pistas de julgamento elegem, ao final dos trabalhos de avaliação de cada indivíduo, o melhor macho e a melhor fêmea da exposição. Estes animais servem como referência ao mercado pecuário, que seleciona gado de elite para transmitir características positivas, de acordo com cada raça, para todo rebanho de suas fazendas.

Abaixo, seguem os Grandes Campeões de cada raça escolhidos durante a 44ª Emapa:

Raça Nelore

Grande Campeão: Missoni TE Guadalupe, da Fazenda Guadalupe (Araçatuba/ SP)

Grande Campeã: Sicca FIV de Garça, da Estância JM (Garça/ SP)

Raça Brahman

Grande Campeão: Mister BR 77 0097 FIV, da Fazenda Vargem Verde, (Jequitibá/ MG)

Grande Campeã: Miss Arte Brahman 640, da Fazenda Nova Primavera (Inocência/ MG)

Raça Angus

Grande Campeão: Reconquista 1301 Naco Cachapaz, da Fazenda Reconquista (Alegrete/ RS)

Grande Campeã: Reconquista 1220 Marca Payador, da Fazenda Reconquista (Alegrete/ RS)

Raça Simental

Grande Campeão: Imperador da CCC, da Fazenda Santa Tereza (Mococa/ MG)

Grande Campeã: PWM Edara AB, da Fazenda Água Limpa (Fama/ MG)

Raça Gir

Grande Campeão: Sandino TE da Cal, da Fazenda Betel (Ibitinga/ SP)

Grande Campeã:Ristida TE da CAL, Fazenda São Judas Tadeu Chapadão (Porto Feliz/ SP)

Raça Santa Gertrudis

Grande Campeão: Elemento da Espera, da Fazenda São Paulo da Espera (Paulistania/ SP)

Grande Campeã: Donatela da Shangrilá, da Fazenda Malagueta (Mairinque/ SP)

Raça Guzerá

Grande Campeão: Anjo S, da Fazenda Canoas (Curvelo/ MG)

Grande Campeã: Hitita EB da Ipê, da fazenda São Marcos (Paulo de Faria/ MG)

Informações adicionais: www.

Fonte: Matriz da Comunicação Assessoria - (15) 3411-9669/ 3202-3649

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro