Culturas de inverno apresentam bom desenvolvimento no Rio Grande do Sul
Os planos e as projeções de investimentos de importantes empresas ligadas à produção de nutrientes para fertilizantes no Brasil serão alguns dos temas a ser tratado no 3º Congresso Brasileiro de Fertilizantes, que a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) promoverá, no dia 26 de agosto, em São Paulo. De acordo com os dados divulgados em seu 2º Congresso, até 2017, deverão ser investidos US$ 18,9 bilhões no aumento da produção e melhoria da produtividade.
O painel que tratará de investimentos contará com as participações de Marcos Antonio Stelzer, diretor Comercial e de Suprimentos da Anglo American; Paulo Lucena, gerente geral de Marketing, Comercialização e Logística de Fertilizantes da Petrobras; Roberto Busato Belger, presidente da MBAC Fertilizer; Roberto Moretzsohn, diretor Comercial da Vale Fertilizantes e Rodolfo Galvani Júnior, presidente do Conselho de Administração da Galvani. Além da análise dos representantes de empresas sobre investimentos, haverá espaço também para a avaliação do consultor Dirk Jan Kennes, estrategista global de insumos do Rabobank.
O evento também dará amplo destaque para a análise científica do papel dos fertilizantes na urgência em atender o desafio mundial de aumentar a produção de alimentos, de forma ambientalmente sustentável, para atender a necessidade de uma população mundial em constante crescimento. Logo na abertura do Congresso, cujo tema central será “Nutrientes para a Vida”, a diretora executiva da Nutrients for Life Foundation (Fundação Nutrientes para a Vida), Harriet Wegmeyer, e o presidente do International Plant Nutrition Institute, Terry Roberts, discutirão a necessidade de se garantir solos saudáveis para atender à crescente demanda por alimentos, observando o tripé da sustentabilidade: social, ambiental e econômico.
Os palestrantes reforçarão a mensagem sobre a necessidade de se fazer uma recomposição adequada dos nutrientes do solo, principalmente nitrogênio, fósforo e potássio. Os especialistas enfatizarão também o caráter sustentável da utilização de fertilizantes para o crescimento das lavouras, produzindo mais alimentos em uma área que permanece praticamente inalterada. A Fundação Nutrientes para a Vida é uma entidade que, desde 2004 pesquisa a importância dos nutrientes na produção de alimentos, aliada à preservação ambiental.
Num outro painel, denominado Perspectivas para a Agropecuária Brasileira para os próximos 5 anos, o consultor André Pessoa fará uma projeção da comportamento da agropecuária brasileira para o período. Na sequência da palestra do consultor, haverá uma seção especial para homenagear, em memória, o engenheiro metalúrgico Luiz Antonio Veiga Mesquita, ex-presidente da Anda e Sinprifert, o engenheiro agrônomo José Carlos Alcarde, professor da ESALQ-USP e ex-coordenador do Programa Inter-laboratorial da Anda e o Engenheiro Agrônomo Edesio Castelassi, ex-presidente do Sindiadubos, Siacesp e ex-vice-presidente da Ama Brasil.
Serviço:
3º Congresso Brasileiro de Fertilizantes
Data: 26 de agosto de 2013
Horário: das 8h00 às 18h00
Local: Renaissance São Paulo Hotel – Alameda Santos, 2233.
http://www.anda.org.br/congresso/index.php
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura