25º Congresso Brasileiro de Entomologia conta com vários trabalhos do Laboratório de Quarentena Costa Lima da Embrapa

11.09.2014 | 20:59 (UTC -3)

De 14 a 18 de setembro, no Centro de Convenções Goiânia, acontece o 25º Congresso Brasileiro de Entomologia, o segundo maior evento entomológico do mundo. O tema desse ano é entomologia integrada à sociedade para o desenvolvimento sustentável.

De acordo com os organizadores, será um congresso inovador, levando os avanços da pesquisa entomológica não somente para a academia, mas também para os setores produtivos rurais e urbanos. Neste evento também será hospedada pela primeira vez uma reunião da Seção Internacional da Sociedade Americana de Entomologia, buscando iniciar uma parceria entre as duas sociedades para o estabelecimento de interações conjuntas nos cenários nacional e internacional.

Pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), ligados ao Laboratório de Quarentena “Costa Lima” (LQC), irão apresentar trabalhos e participar de mesas redondas.

Simone Prado irá falar sobre a caracterização e identificação de simbiontes de insetos visando o controle biológico na mesa redonda “Ferramentas moleculares em entomologia: aplicações e avanços”.

Luiz Alexandre de Sá participará na organização, como moderador e palestrante em mesa redonda sobre a Estação Quarentenária Brasileira “Costa Lima” e sua atuação na Defesa Agropecuária”.

Jeanne Prado apresentará dois trabalhos com resultados do projeto FACE Climapest, instalado na Embrapa Meio Ambiente, que estuda os impactos das mudanças climáticas em culturas de café. O primeiro trabalho apresenta a influência do aumento da concentração de dióxido de carbono (CO2) sobre a acarofauna e o segundo avalia a população de himenópteros parasitoides de bicho-mineiro (Leucoptera coffeella) em cafeeiros submetidos ao aumento da concentração de CO2. Os dois apresentam dados ecológicos das populações dos insetos amostrados e divulgam as espécies coletadas na área do experimento FACE.

Os pesquisadores Maria Conceição Pessoa, Luiz Alexandre Sá e Jeanne Prado apresentam estudo que avalia a potencial dispersão de Helicoverpa armigera por massas de ar no estado de São Paulo. Além disso, Maria Conceição e Luiz Alexandre de Sá demonstram trabalho sobre o monitoramento de Thaumastocoris peregrinus, Glycaspis brimblecombei e do parasitoide Psyllaephagus bliteus em hortos florestais de Minas Gerais no ano de 2013, com Alex Giovanny de Barros Medeiros, da DPLA-D Celulose Nipo-Brasileira S.A. e Carlos Wilcken, da FCA-Unesp campus Botucatu. Os dois pesquisadores discutirão também estudos sobre a metodologia de criação do percevejo bronzeado Thaumastocoris peregrinus (Hemiptera: Thaumastocoridae) em condições controladas de quarentena, com Gabriela Moreira, do International Paper do Brasil Ltda e Carlos Wilcken.

Maria Conceição e Luiz Alexandre Sá são coautores de outro trabalho com Lilia Salgado, pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Seropédica, RJ) e Rodrigo Castanha, técnico da Embrapa Meio Ambiente, sobre rendimento do óleo essencial de eucalipto atrativo a adultos e ninfas de percevejo bronzeado Thaumastocoris peregrinus (Hemiptera: Thaumastocoridae) em testes de laboratório.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro