Brasil se destaca em evento internacional sobre segurança de viveiros
Dizem os italianos que são necessários quatro “M” para fazer um espresso de qualidade: Miscela, Machina, Macinazione, e Mano. Em português, mistura (blend), máquina, moagem e mão.
É justamente neste último tópico que entra o barista, profissional especializado na arte de preparar e servir um bom café. O charme que envolve esta profissão faz do curso de barista um dos mais aguardados do 11º Simpósio Nacional do Agronegócio Café (Agrocafé), que acontece de 08 a 10 de março na capital baiana. Ele será realizado no Hotel Pestana, no dia 10 de março, das 8h às 12h. Três experts vão ministrar a aula, que incluirá técnicas de extração de café espresso, técnicas de preparo de cappuccino, instruções sobre preparo de diferentes drinques e aspectos da história do café.
Um dos professores do curso, e também gerente comercial da empresa BBC Cafés, Fernando Oliveira, explica que não adianta colher um bom café, processar, realizar uma boa secagem do grão e um bom armazenamento se na ponta da cadeia não estiver um especialista para extrair o produto final para o cliente.
A profissão de barista começou a ganhar destaque com o crescimento do mercado gourmet, que necessariamente passa por um café de qualidade, o que demanda bons serviços. De acordo com o presidente da Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé), João Lopes Araújo, este é um mercado muito disputado e é fácil conseguir emprego nesta área, pois a abertura de cafeterias está sendo mais rápida do que a capacitação destes profissionais. A remuneração de um barista pode variar a depender do currículo, das técnicas utilizadas, da criatividade do profissional e da combinação dos diferentes produtos que ele utiliza. Na Bahia, um barista pode ganhar de R$800 a R$ 2.500, ou mais.
SERVIÇO
Onde trabalhar?
O barista pode trabalhar em cafeterias, restaurantes, hotéis, bares e em todo o ramo gastronômico.
Onde aprender a técnica?
Agrocafé, dia 10 de março de 2010
Tel.: (71) 2102-6600
Site:
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Tel.: (71)3186-4000
Site:
BBC Cafés (apenas para clientes)
Tel.: (71) 3241-5400
Em breve, a Assocafé, em parceria com o Centro de Comércio de Cafés da Bahia, com apoio da Secretaria de Indústria e Comércio e Secretaria da Agricultura, vai disponibilizar o curso permanente de barista em Salvador.
O Agrocafé é promovido pela Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé), Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Centro de Comércio de Café da Bahia.
Fonte: Imprensa Agrocafé - (71) 3379-1777
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura