Prática argentina chega a Mato Grosso

26.05.2014 | 20:59 (UTC -3)

Um bate papo informal, em que agricultores e técnicos trocam conversa e ideias. Comuns na Argentina, os grupos de discussão chegaram a Mato Grosso. Nesta semana, consultores argentinos se reúnem com grupos de produtores das cidades de Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum para compartilhar práticas agrícolas e ferramentas de gestão rural.

As conversas começam cedo, pela manhã, e sempre terminam à mesa do almoço, em uma fazenda do município. “O ambiente mais informal ajuda na criação de laços de confiança, e contribui para o aprendizado e o intercâmbio de informações”, observa o gerente de planejamento da Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Cid Sanches.

No ano passado, a Aprosoja-MT promoveu a primeira rodada de grupos de discussão em Mato Grosso. Agora, é parceira da iniciativa, que neste ano partiu dos próprios produtores. Vários temas entram na pauta, mas dois têm mais destaque: rentabilidade e agronomia.

Na Argentina, os grupos de discussão acabam resultando na tomada de decisão compartilhada, como compras conjuntas, por exemplo. “É um caminho natural. Os produtores trocam ideias, comparam situações, aprendem um com outro e partem para a prática, mudando a gestão da propriedade”, comenta Cid.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro