Syngenta mostra em websérie a importância da soja na vida cotidiana com irreverência e bom humor

23.05.2014 | 20:59 (UTC -3)

Como seria o mundo sem a soja? Além da agricultura, a vida de quem mora nas cidades também mudaria? Para responder a essas questões, a Syngenta desenvolveu uma websérie para sensibilizar a sociedade sobre as qualidades e a importância do principal produto agrícola do Brasil. São quatro episódios disponíveis no canal da empresa no Youtube que, com inovação e informação, buscam imaginar como seria a vida de todos nós se os agricultores deixassem de produzir o grão.

"Queremos falar sobre a importância da cultura da soja no Brasil e sobre o fato de sermos o segundo maior produtor mundial desse grão. O objetivo é promover a merecida relevância da sojicultura e, ao mesmo tempo, celebrar o trabalho dos produtores que têm feito do Brasil uma potência agrícola mundial", explica Renata Moya, gerente de Promoção e Propaganda da Syngenta. "O próprio sojicultor muitas vezes não tem a dimensão da importância de seu papel para a economia e para a sociedade como um todo".

A base do roteiro da série é a pesquisa Conhecimento da soja entre os brasileiros, divulgada pela empresa em fevereiro deste ano e que revela a carência de informações do morador de centros urbanos sobre esse produto e suas múltiplas aplicações. A partir destes argumentos, a Pixit, agência parceira da Syngenta, criou a websérie formada por episódios curtos (cinco minutos cada) que falam sobre o uso do grão em diferentes frentes, curiosidades sobre sua presença no dia a dia das pessoas e seu destaque econômico.

Os episódios são apresentados sob uma linguagem ágil, por meio de uma sucessão de situações e personagens envolvidos na cadeia produtiva da soja: do campo às cidades, quando o produto é transformado para uso medicinal, como combustível alternativo, como matéria-prima nas indústrias de tintas de impressão e de cosméticos e, claro, como fonte alimentar para humanos e animais. "Hoje, usar uma abordagem como essa para falar com o produtor é essencial. Há diversas pesquisas atestando que o produtor é conectado, antenado e aberto às novas tecnologias," completa Renata.

A série, a pesquisa e outras iniciativas da Syngenta marcam o lançamento do fungicida ELATUS?, tecnologia revolucionária no combate à ferrugem asiática da soja, que é hoje a principal doença da cultura e o principal entrave para a produtividade. O lançamento do produto está alinhado com os compromissos assumidos pela Syngenta no The Good Growth Plan, iniciativa global para tornar as colheitas mais eficientes, aumentando em 20% a produtividade média das principais culturas do mundo, incluindo a soja, sem que seja preciso usar mais terras, água ou insumos.

Os 4 episódios já estão disponíveis pelo link: https://www.youtube.com/channel/UCgEznV2vw9j8jfxODrgnXAQ

Ficha técnica

Agência: Pixit

Campanha: O mundo sem soja

Produto: ELATUS (novo fungicida para o combate da ferrugem asiática na sojicultura)

Diretor de Criação: Flavio Machado

Diretora de Arte: Maria Sofer

Redator: Filipe Domiano

Atendimento: Larissa Bertolini

Duração: 4 episódios de 5 min cada

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro