Balanço 2013: Conab aumenta investimentos no estado de Alagoas
Nos dias 4 e 5 de dezembro, a Monsanto lançou a nova tecnologia em milho na cidade de Passo Fundo, RS. Destinada para as áreas de verão do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, a tecnologia VT PRO 3 RIB será lançada para a safra 2013/2014 e é a primeira voltada a proteção da raiz contra Diabrotica speciosa (larva alfinete). Outra novidade é a solução inédita no Brasil de refúgio na própria sacaria.
A tecnologia VT PRO 3 RIB apresenta duas proteínas Bts para o controle das principais lagartas que atacam a parte aérea do milho (lagarta do cartucho, broca do colmo, lagarta da espiga e lagarta elasmo). Além de proteger contra pragas aéreas, a cultivar possui tecnologia específica para a larva alfinete (Diabrotica Speciosa). Essa última é uma praga que se esconde no solo e se alimenta das raízes do milho, diminuindo a capacidade de absorção de nutrientes e água.
Estudos apontam que na safra 2012/2013 a perda de produtividade ocasionada pelo ataque da larva alfinete chegou a 20%, principalmente no sul do país, onde as condições climáticas são favoráveis para o desenvolvimento da praga. Por se esconder no solo, os sintomas não são visuais e muitas vezes os estragos são percebidos somente na colheita. Além das vantagens da tecnologia Bt, a variedade oferecerá característica de tolerância ao herbicida glifosato, possibilitando um manejo eficiente de plantas daninhas.
A novidade para o produtor é a tecnologia RIB (refugee in the bag), que reduz a possibilidade de pragas alvo desenvolverem resistência a tecnologia da cultivar. O conceito RIB mistura 10% de sementes sem a presença das duas proteínas Bt, ou seja, a área de refúgio fica dentro da própria lavoura. A tecnologia garante economia em tempo e mão de obra para o agricultor.
O produtor Diones Carmo afima que a tecnologia desenvolvida tem aumentado a produtividade e os lucros da sua lavoura. “A biotecnologia é a ferramenta a mais que o produtor precisa para chegar aos patamares desejados”, explica o produtor.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura