Sistema da BASF alia controle de doenças e aumento da produtividade e qualidade do milho
Seis minicursos integram a programação da 18ª edição do Encontro Nacional sobre Metodologia e Gestão de Laboratórios da Embrapa (MET) da Embrapa — Empresa de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O evento vai contar também com palestras, mesas-redondas e grupos de trabalho. Pela primeira vez, o MET é organizado por uma Unidade do Nordeste, no caso, a Embrapa Mandioca e Fruticultura, com sede em Cruz das Almas (BA). Esta edição, que tem por tema “O mundo atrás da bancada”, será de 28 de outubro a 1º de novembro, no Pestana Bahia Hotel, em Salvador. As inscrições podem ser feitas pelo site (www.met2013.com.br). Lá constam todas as informações sobre a programação do evento, que tem patrocínio das empresas Veolia Wate Brasil e Perkinelmer do Brasil e é aberto a outras instituições de pesquisa e universidades.
Os minicursos
Os minicursos serão oferecidos nos dias 30 e 31, na parte da tarde (são os mesmos nos dois dias). O primeiro é “Indexação – Métodos sorológicos e moleculares de diagnose visando à certificação de plantas e mudas” e será dado pelo pesquisador Helvécio Della Coletta Filho, do Centro de Citricultura Sylvio Moreira/IAC. “O sucesso na implementação de um projeto agrícola depende, além do atributo genético, da sanidade do material vegetal. Não sendo menos importante nas plantas de propagação sexual, mas, naquelas cuja propagação é feita vegetativamente, o carreamento de patógenos durante as atividades de multiplicação e, quando realizado, de enxertia, deve ser frequentemente monitorado. As indexações biológicas foram os primeiros métodos de diagnose e hoje são fortemente complementadas por modernas técnicas laboratoriais envolvendo microscopia, sorologia e métodos moleculares”, explica o instrutor. Helvécio diz que o curso vai tratar do uso dessas técnicas como rotina em clínica de diagnose de patógenos em plantas, com ênfase no sistema certificado de produção de mudas cítricas.
O minicurso sobre “Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (Clae)” será ministrado pelo pesquisador João Oiano Neto, da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro, RJ). O objetivo é transmitir os conceitos básicos envolvidos na técnica de Clae, com foco nos diferentes componentes de um cromatógrafo líquido de alta eficiência (bombas, detectores, colunas etc.), assim como algumas aplicações dessa técnica e seu acoplamento com a espectrometria de massas. A técnica tem caráter multidisciplinar, sendo aplicada nas mais diferentes áreas do conhecimento. O curso abrange profissionais com formação em diversas áreas, como química, farmácia, bioquímica, biologia e ciência de alimentos, que necessitam de maior conhecimento sobre cromatografia líquida. Para o bom andamento do curso, é fundamental que os participantes tenham conhecimentos básicos de química orgânica, visto que os conceitos teóricos da técnica de Clae tem a química orgânica como base.
“Aplicações e fundamentos da PCR Quantitativa em Tempo Real” é o título do curso que será dado por Julio Carlyle Rodrigues, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF). Essa ferramenta é aplicada na análise de expressão gênica, estimativa do número de cópias em plantas transgênicas, detecção de patógenos, genotipagem e análise de expressão de micro RNA (miRNA). Segundo Julio, serão tratados os fundamentos e parâmetros da PCR quantitativa, utilização de Sybr Green e sondas Taqman, quantificação absoluta e relativa e análise de dados pelo método Delta Ct.
Há ainda os cursos sobre “Incertezas de medição”, a ser ministrado por profissionais da Rede Metrológica Sul Riograndense; “NBR para controle de qualidade em química analítica para amostras de solo nos ensaios de avaliação da qualidade nutricional”, sob o comando de Marcelo Saldanha, da Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ); e “Estatística aliada ao laboratório”, cujo instrutor está sendo definido.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura