Feira em Salvador mostra tecnologias que podem contribuir para a convivência com a seca

22.10.2012 | 21:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Comunicação

Começou neste domingo (21), a 1ª Exposição Estadual da Agricultura Familiar (Expoagrifam), no Parque de Exposição João Martins da Silva, em Feira de Santana (BA). “A feira colabora para a inclusão produtiva da agricultura familiar no Semiárido”, disse o secretário nacional da Agricultura Familiar, Valter Bianchini, que representou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, na abertura do evento.

“É importante que a gente tenha uma exposição como essa para mostrar que, apesar da seca, todo o Semiárido pode e tem alternativas produtivas de tirar dessa terra o sustento da agricultura familiar e contribuir para a mesa de todos os brasileiros. É uma forma de acreditar que o sertanejo pode e vai superar os desafios e contribuir para o desenvolvimento rural brasileiro”, afirmou Bianchini.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) tem um estande de aproximadamente 800 m² no evento, com exposição de tratores, equipamentos para suínos e aves e, também, para irrigação, além de camionetes financiadas pelo programa Mais Alimentos – item incluído na lista do programa no mês de outubro. Durante a feira, o estande do Mais Alimentos também terá representante da equipe do MDA prestando informações sobre o programa.

Os agricultores interessados nas máquinas e equipamentos disponíveis poderão fazer propostas de financiamento na feira, nos estandes dos agentes financeiros – Banco do Nordeste e Banco do Brasil. Durante o evento, agentes financeiros vão gerar propostas de operações do Pronaf e do Mais Alimentos. Também serão assinados 82 contratos do Pronaf B pelo BNB.

Esta é a primeira edição da Exposição Estadual da Agricultura Familiar (Expoagrifam). A feira tem uma área de 5 mil m² e reunirá 180 empreendimentos da agricultura familiar do estado da Bahia. Os organizadores esperam receber cerca de 50 mil visitantes ao longo de seis dias. O público poderá conhecer e adquirir produtos da agricultura familiar do estado, entre alimentos in natura e processados (doces, geleias, temperos, biscoitos) e artesanato (brinquedos, bolsas, roupas), além de ter acesso a estandes de veículos, máquinas, equipamentos e implementos agrícolas.

O evento foi organizado com os objetivos de contribuir para modernizar a agricultura familiar nas áreas de insumos da produção animal e vegetal, máquinas, equipamentos, crédito, tecnologias, agregação de valor e comercialização; além de aproximar o agricultor familiar de diversas classes de consumo, divulgando a sua produção e criando oportunidades para redução da intermediação e criar um espaço de discussão das políticas públicas para a agricultura familiar. “A feira vai dar visibilidade a todo o processo de produção da agricultura familiar nordestina e baiana, para esse setor que produz a maioria dos alimentos consumidos pelos brasileiros”, disse Elisângela Araújo.

Para atender à demanda dos agricultores do estado atingidos pela estiagem, a EBDA levará tecnologias de baixo custo para a convivência com a seca. “O total de R$ 1 bilhão do crédito do Pronaf são disponibilizados para o estado da Bahia. O crédito emergencial já possui mais de 25 mil contratos aprovados. Há mais de 150 mil contratos do Pronaf B no estado. Com assistência técnica, pretendemos chegar este ano a 400 mil agricultores. Temos convênios da ordem de R$ 80 milhões para a assistência técnica na Bahia. Estamos numa caminhada forte no estado”, discursou Valter Bianchini na abertura da feira.

A Expoagrifam é organizada pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (Fetraf), Fetraf no estado da Bahia (Fetraf-BA) e pelo Fórum Baiano de Agricultura Familiar, com patrocínio do governo federal, do governo estadual, da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf). Participaram da abertura oficial da feira a presidente da Fetraf, Elisângela Araújo; o presidente da EBDA, Elionaldo de Faro Teles; o secretário de Agricultura do estado, Eduardo Salles; o presidente da Suaf, Wilson Dias; o delegado federal do MDA no estado, Welliton Rezende; o deputado estadual José Neto, líder do governo no estado; e a presidente do Consea Nacional, Maria Emilia Pacheco.

21 a 27 de outubro

Parque de Exposições João Martins da Silva, Feira de Santana (BA)

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025