Embrapa realiza caravana de alerta a ameaças fitossanitárias
“A América do Sul é, sem dúvida, uma provedora líder global de alimentos. Sua participação na produção mundial tem crescido ao longo da última década, praticamente em todas as commodities”. A frase foi destacada pelo canadense Ken Ash, diretor do Departamento de Agricultura e Comércio da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Ash, que fará uma apresentação no 1 º Fórum de Agricultura da América do Sul – CAS 2013, a ser realizado quinta-feira (21) e sexta-feira (22) em Foz do Iguaçu, baseou essa afirmação em números concretos. Ele observou que a região produz atualmente mais de 20% da carne bovina global, mais de 30% de soja e de etanol e pouco mais de 50% da cana-de-açúcar.
Quanto ao crescimento futuro da produção agrícola global, o contexto do crescimento econômico nos países emergentes se somou ao aumento da população mundial. Ash disse que o aumento da renda dos habitantes desses países assegura uma maior demanda de alimentos e combustível. A este respeito, lembra que “um crescimento paralelo na produção não é garantido, mas é certamente o esperado, pois os agricultores respondem às expectativas de preços mais altos”. Na América do Sul, ele espera um crescimento expressivo na produção e nas exportações. “Até 2023, estimamos que a região terá uma participação ainda maior na produção e, principalmente, nas exportações globais”. Atualmente, a região é responsável por mais de 30% do comércio mundial de carnes, 50% das exportações de oleaginosas e mais de 60% da venda de farelo, cita.
Agricultura, desenvolvimento e discussão
Ash foi questionado sobre o papel da agricultura no desenvolvimento econômico e social dos países pobres. “A agricultura é importante em todos os países, mas especialmente nos países menos desenvolvidos. Em algumas nações, dá emprego a mais de 50% da força de trabalho e contribui com mais de um quarto do Produto Interno Bruto. É ainda mais importante em muitas áreas rurais distantes dos centros de consumo”.
Credenciamento
Para a realização do credenciamento da imprensa, é necessário enviar um e-mail para luisfernando@pg1com.com, com nome completo, veículo, endereço e telefone para contato. Os crachás poderão ser retirados no evento.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura