Revistas
 
Maquinas
 
Test Drive trator R50 da LS Tractor

Ferramentas computacionais que ajudam na otimização de atividades agrícolas mecanizadas e de amostragem de solo

Página 32 | 25/10/2021 | Roni Stern Boeno, Agro Baggio Máquinas Agrícolas Ltda.; Jefferson Sandi, Centro Universitário La Salle Lucas do Rio Verde; Jacson Hoffelder, Agro Baggio Máquinas Agrícolas Ltda.

Ferramentas computacionais ajudam na otimização de atividades agrícolas mecanizadas e de amostragem de solo, reduzindo sobreposições e garantindo os melhores trajetos para economizar combustível e diminuir a compactação do solo.

 

Apesar de a agricultura apresentar papel de destaque na economia brasileira, os agricultores estão em busca constante para tornarem sua atividade cada vez mais rentável e com menores impactos ao meio ambiente e à sociedade como um todo.

O uso da computação pode contribuir enormemente como facilitadora nesses cenários, por permitir antecipar situações de campo através de simulações em ambiente virtual. Essas simulações podem ser realizadas com base nas informações reais das áreas de cultivo e das máquinas e equipamentos à disposição no estabelecimento rural.

É de conhecimento geral que durante a execução de operações agrícolas mecanizadas muitos fatores influenciam na eficiência operacional, destacando-se o número de manobras para desvios de obstáculos dentro dos talhões, as manobras para realização de nova “passada” (continuação do trabalho) na área de cultivo e o não aproveitamento total da largura de trabalho do equipamento.

Para simular uma situação, foi realizada uma análise do cenário considerando que a semeadura será realizada com duas plantadeiras, sendo uma com 24 linhas com espaçamento de 50cm entre linhas, totalizando 12 metros de largura de trabalho (plantadeira A), e uma plantadeira com 36 linhas de 50cm, totalizando 18 metros de largura de trabalho (plantadeira B). A pulverização será realizada com um pulverizador com 36 metros de largura de trabalho e a colheita com uma colhedora com 12 metros de largura de trabalho.

Seja assinante e leia a matéria na íntegra

AssineLogin

Revista Cultivar

 

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

Grupo Cultivar de Publicações LTDA

 

Rua Sete de Setembro, 160

Centro, Pelotas | CEP 96015-300

+55 53 3028.2000 | 3028.2070

contato@grupocultivar.com