Víqua destaca importância dos sistemas de irrigação para a situação climática do país

11.11.2010 | 21:59 (UTC -3)

Atualmente, o Brasil está marcado pela instabilidade e imprevisibilidade do clima que atinge com grande força os centros urbanos e, principalmente, as áreas rurais. Desde o ano anterior, passou a ser comum convivermos com estiagens e enchentes constantes no mesmo período, ou em um curto espaço de tempo.

 

Como resultado deste cenário, muitos produtores acabaram por perder suas áreas plantadas e produções, desencadeando a alta dos preços e a falta de determinados produtos no mercado. Estudos da Agência de Desenvolvimento das Nações Unidas - UNDP, baseados na inscontancia do clima, prevêem alta nas cotações dos alimentos para os próximos dez anos.

 

Focados neste panorama, muitos proprietários rurais passaram a buscar por sistemas de irrigação desenvolvidos propriamente para cada necessidade, tipo de cultura, de solo, de água, tamanho da plantação e predominância do clima, a fim de tentar solucionar a falta ou o excesso das chuvas.

 

Pensando nisso, a Víqua, líder na fabricação de soluções hídricas, passou a cada vez mais a modernizar a sua linha de conexões e válvulas de irrigação para que fosse possível oferecer produtos, que além de proporcionarem a rega programada da plantação, auxiliassem na fertilização e economia de água.

 

Produtos como a nova válvula portinhola horizontal, utilizada para a contenção da água, que antes era fabricada apenas com o PVC e, agora, tem como principal matéria-prima o poliacetal, um plástico muito mais resistente, oferece ao produtor um item com alta resistência à tração, à abrasão e às intempéries, as conexões de irrigação, como luvas de redução modelos BB e PB, buchas de redução curtas e três modelos de tês, que permitem a intercambiabilidade entre as linhas fixa e agropecuária.

 

Para Daniel Alberto Cardoso Júnior, diretor da Víqua, após a instalação dos mecanismos, o produtor começa a perceber a irrigação, não apenas como uma forma moderna e simples de molhar a plantação, mas como um sistema potencializador de solo e ambiente, onde se pode inserir fertilizantes, medicamentos e adubos na quantidade e momento certos.

 

"Temos o propósito de futuramente não só auxiliar em bons sistemas, mas desenvolver toda a cadeia de irrigação sempre focada na economia e tratamento de água. Possuímos hoje mais de 115 produtos para este fim, todos inseridos e desenvolvidos para o uso reduzido e qualitativo da água potável", frisa Júnior.

 

Produção sustentável

 

Devido ao seu foco de atuação, diretamente ligado à água e meio ambiente, a empresa adota uma postura sustentável em toda a linha de produção, por meio do reaproveitamento total de suas matérias-primas. Suas soluções são fabricadas em PVC, com maior vida útil, livre de materiais tóxicos e com encaixe universal, podendo ser unidas a mecanismos de diversas marcas existentes no mercado.

 

Tássia Lourenço

Assessoria de Imprensa

(11) 3585.0124

tassia@deaimprensa.com.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro