Pesquisadora da Embrapa recebe Prêmio Scopus Brasil 2010

10.11.2010 | 21:59 (UTC -3)

A pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Maria Fátima Grossi de Sá, recebe nesta quarta-feira (10) às 19h, no Edifício Sede da Capes, em Brasília, o Prêmio Scopus Brasil 2010. A premiação, promovida pela Editora Elsevier, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/ MEC), está em sua quinta edição e vai consagrar dez pesquisadoras brasileiras com significativa produção científica. A chefe de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Taciana Cavalcanti, estará presente à solenidade de entrega do prêmio.

 

A Elsevier é uma das mais antigas editoras do mundo, líder global em publicações de Saúde, Ciência e Tecnologia. Com sede em Amsterdam, na Holanda, a editora atende a uma comunidade de 30 milhões de cientistas, estudantes e profissionais de informação de 24 países.

 

Este ano, o Prêmio homenageará as mulheres cientistas que contribuem para o desenvolvimento do país. As vencedoras do Prêmio foram selecionadas de acordo com sua produção científica, traduzida pelo número de artigos publicados e indexados na base SciVerse Scopus, pelo número de citações feitas por outros pesquisadores, pelo índice h – que analisa o impacto de cientistas baseando-se nos seus artigos mais citados –, e pelo número de orientados de cada pesquisadora, de acordo com Currículo Lattes.

 

O SciVerse Scopus contém resumos e referências de mais de 18 mil títulos científicos e técnicos de cinco mil editoras, garantindo ampla cobertura interdisciplinar e internacional. A ferramenta permite também análise de citações de todos os artigos e informações detalhadas dos os autores, incluindo o índice h, sendo utilizada para estudos bibliométricos e avaliações de produção científica.

 

As outras agraciadas serão: Aldina Maria Prado Barral (Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz); Beatriz Leonor Silveira Barbuy (Universidade de São Paulo – USP); Cristina Wayne Nogueira (Universidade Federal de Santa Maria – UFSM); Gisella Maria Zanin (Universidade Estadual de Maringá – UEM); Luisa Lina Villa (Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer – ILPC); Mara Helena Hutz (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS); Maria Paula Cruz Schneider (Universidade Federal do Pará – UFPA); Sara Teresinha Olalla Saad (Universidade Estadual de Campinas – Unicamp) e Thaisa Storchi-Bergmann (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS).

 

O Prêmio Scopus acontece também em outros países da América Latina, como forma de homenagear representantes das diversas comunidades científicas.

 

Mais informações sobre o Prêmio Scopus podem ser obtidas no site: http://www.americalatina.elsevier.com/sul/pt-br/eventos/premio_scopus.php

 

Fernanda Diniz

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

(61) 3448-4769

fernanda@cenargen.embrapa.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro