Posição brasileira reflete desconhecimento sobre o setor do tabaco

10.11.2010 | 21:59 (UTC -3)

O SindiTabaco - Sindicato da Indústria do Tabaco e empresas associadas lamentaram nesta terça-feira, 09 de novembro, a notícia de que a Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro (Conicq) tomou uma decisão favorável às medidas propostas para 4ª Conferência das Partes (Cop4). Cerca de 50 mil produtores de tabaco devem ser impactados.

 

“É com preocupação que soubemos via imprensa da posição brasileira que será levada à Conferência das Partes na próxima semana, no Uruguai. Ficamos surpresos, pois tínhamos a expectativa de que a mensagem repassada às autoridades brasileiras havia sido dada de forma clara. Mesmo com todo o trabalho realizado, vemos que esta posição ainda é reflexo do desconhecimento sobre o setor e dos impactos negativos que irá acarretar”, frisou Iro Schünke, presidente do SindiTabaco.

 

“As medidas adotadas poderão trazer conseqüências graves não só às famílias no campo, mas também à indústria brasileira, uma vez que a demanda por nossos blends do tipo americano inexistirá. A experiência de anos e toda a tecnologia e investimentos serão desperdiçados sistematicamente”, enfatiza Schünke que participa de quarta à sexta-feira de encontros e reuniões da Câmara Setorial do Tabaco, em Brasília.

 

Eliana Stülp

SindiTabaco

(51) 3713-1777

eliana.stulp@br.mslworldwide.com.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro