Tocantins mostra produção de abacaxi para técnicos de Agência do Estado do Pará

10.12.2012 | 21:59 (UTC -3)
Elmiro de Deus

A produção do abacaxi tocantinense se tornou referência para outros estados brasileiros. Prova disso é que técnicos da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário- iniciam nesta terça-feira, dia 11, uma capacitação para técnicos agrícolas da Adepará – Agência de Defesa Agropecuária do Pará. Os profissionais conhecerão as áreas produtivas de abacaxi dos municípios de Aparecida do Rio Negro e Porto Nacional. As atividades se estendem até sexta-feira, dia 14.

Segundo o coordenador de Desenvolvimento Vegetal da Seagro, José Américo Vasconcelos, na capacitação será apresentado, passo a passo, a cultura do abacaxizeiro no Estado. “Nós vamos repassar as tecnologias utilizadas, principalmente do PIF – Produção Integrada de Frutas- que é um sistema altamente produtivo no Estado”, enfatizou.

O PIF de Abacaxi tem sido um sucesso, utilizando técnicas naturais para o controle de pragas e doenças nas plantações. O objetivo do PIF é a produção de frutas com qualidade e de forma econômica, respeitando o meio ambiente, a saúde do consumidor e do produtor, através da minimização do uso de agroquímicos e da integração de práticas de manejo do solo e da planta. O programa é do Governo Federal coordenado pela Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e no Tocantins conta com a parceria da Seagro, Embrapa Mandioca e Fruticultura da Bahia, Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, Adapec – Agência de Defesa Agropecuária, Sebrae – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e SFA – Superintendência Federal de Agricultura.

Em setembro, 25 produtores do estado do Pará vieram ao Tocantins para conhecer as novas tecnologias aplicadas na produção de abacaxi. O grupo foi acompanhado pela equipe da Seagro - Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário em visitas à Fazenda Roncador, município de Aparecida do Rio Negro e no lote do irrigante Marcelo Galatti, no Projeto São João, em Porto Nacional, onde são utilizadas as técnicas do Programa PIF – Produção Integrada de Frutas.

Atualmente, o Tocantins é o sétimo produtor nacional de abacaxi da variedade pérola e colheu na safra 2011/2012 cerca de 45 milhões de frutos em uma área de 1,5 mil hectares. Devido aos bons preços, a previsão para a Safra 2012/2013 é que haja um aumento de 10% na área cultivada.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro