Assinado termo para reativação do Centro de Treinamento de Agricultores de Venâncio Aires/RS

07.12.2012 | 21:59 (UTC -3)
Tiago Bald

Em uma reunião realizada nesta quinta-feira (6), na Escola Estadual de Ensino Médio Wolfram Metzler, em Venâncio Aires, foi assinado o termo para a reativação do Centro de Treinamento de Agricultores de Venâncio Aires (Cetava). Participaram do ato integrantes da Emater/RS-Ascar, da prefeitura municipal, do Sicredi, da Afubra, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), da escola e de outras instituições.

Sem atividade desde o final do ano passado, o Centro passará, no início de 2013, por reestruturação, que objetivará a operacionalização dos cursos de apicultura, avicultura colonial, irrigação e olericultura. “Outros cursos poderão ser instalados, o que dependerá dos esforços de todas as entidades envolvidas na mobilização de grupos interessados em participar”, afirmou o presidente do Conselho Técnico do Cetava e secretário da Agricultura do município, Fernando Ribeiro Heissler.

Para Heissler, o trabalho desenvolvido no Centro é fundamental, especialmente no que diz respeito à diversificação de culturas e a sucessão familiar na propriedade rural. O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Derli Paulo Bonine, avaliou a assinatura do termo como o ponto de partida para uma nova etapa. “Sendo esta uma região de grande potencialidade, nós, da Emater, firmamos o compromisso da atuação permanente na parte técnica”, afirmou.

A diretora administrativa da Emater/RS, Silvana Dalmás, reafirmou a importância do Centro, que iniciou os trabalhos no ano 2000, para o desenvolvimento sustentável da região. Ela também apresentou números que simbolizam a importância da agricultura familiar para o Vale do Rio Pardo. “Na região, são 34.625 estabelecimentos rurais, divididos em 23 municípios, sendo 7.335 famílias vivendo em extrema pobreza”, enfatizou.

Para o prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, quanto mais conhecimento tiver o produtor, mais diferenciada será sua atividade. “Todos sabemos da importância do setor fumageiro para a nossa região. Mas também é do conhecimento de todos os problemas que podem resultar da dependência de apenas uma cultura”, ressaltou. A próxima reunião para definição dos cursos que serão oferecidos no Cetava ocorre no dia 15 de janeiro, no mesmo local.

Na mesma ocasião, integrantes da Emater/RS-Ascar e da Afubra também assinaram o termo de cooperação institucional entre as entidades para a realização da Expoagro Afubra, entre os dias 20 e 22 de março de 2013. “Assim, fica firmado acordo que visa somar esforços para a operacionalização do evento que contará, entre outros, com a construção de um novo espaço voltado às atividades em ovinocultura, com degustação e artesanato”, explicou Silvana.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro