PR Safra 2024/25: instabilidade climática afeta produtividade
Apesar das chuvas recentes, as lavouras de milho e soja têm enfrentado dificuldades
A organização da 22ª edição da Tecnoshow preparou uma série de ações sustentáveis para esse ano. Entre elas, a possibilidade de seus visitantes compensarem individualmente sua pegada de carbono. O evento acontece de 7 a 11 de abril, no Centro Tecnológico Comigo, em Rio Verde (GO), e tem a meta de zerar suas emissões de carbono em 2025.
De acordo com o coordenador de Meio Ambiente da Tecnoshow, Reginaldo Passos, para atingir o objetivo carbono zero, será realizado o inventário de emissões de CO₂. Após a coleta dos dados, a feira compensará essas emissões por meio da aquisição de créditos de carbono junto a instituições que desenvolvem projetos ambientais.
Além disso, uma equipe de colaboradores estará posicionada em pontos estratégicos permitindo que os visitantes calculem sua pegada de carbono, sendo possível a compensação individual. Os valores arrecadados serão destinados a instituições filantrópicas.
A programação contará com três palestras com especialistas sobre sustentabilidade, entrega de cerca de 22 mil mudas de diversas espécies nativas e coleta de materiais recicláveis. A expectativa é que sejam recicladas cerca de 80 toneladas resíduos.
Visitantes e expositores também poderão participar ativamente das ações sustentáveis, descartando resíduos corretamente em 800 caixas de papelão recicláveis espalhadas pela feira. Passos destaca que os resíduos orgânicos serão encaminhados para a central de compostagem da Tecnoshow Comigo, transformando-se em adubo para ser utilizado na jardinagem da próxima edição da feira.
Outra ação será um laboratório móvel que oferecerá orientações e análises de água e solo voltadas para a atividade de irrigação. Para as crianças, serão apresentadas peças teatrais abordando temas como educação ambiental, social e questões do cotidiano infantil.
O Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) Paranaíba estará presente no evento, com orientações sobre gestão de recursos hídricos e educação ambiental. Além da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Goiás, que disponibilizará atendimento para cooperados sobre licenciamento ambiental, outorga de uso da água, Cadastro Ambiental Rural (CAR), e outros temas.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura