TecnoCarne 2011 chega ao fim com balanço positivo e otimista

05.09.2011 | 20:59 (UTC -3)
William Soares

Chegou ao fim mais uma edição da TecnoCarne – Feira Internacional de Tecnologia para a Indústria da Carne. Em sua 10ª edição, o evento, que já é realizado desde 1993, reuniu, novamente na capital paulista, um universo de novidades em equipamentos, tecnologias, produtos e tendências para o setor frigorífico.

650 marcas expositoras, mais de 25 mil visitantes e uma infinidade de negócios fechados. Esse foi o saldo da TecnoCarne 2011, que contou com a participação de profissionais de diversos países como Alemanha, Angola , Argentina, Bélgica, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, El Salvador, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Irlanda, Itália, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, República Tcheca, Suécia, Suíça, Uruguai e Venezuela.

Os 25 mil metros quadrados do Centro de Exposições Imigrantes foram literalmente tomados por tudo que há de mais moderno à disposição da indústria de carnes. Um ingrediente que reduz em até 30% a quantidade de sal nos alimentos; uma linha de facas desenvolvida especialmente para mulheres; uma balança blindada, totalmente à prova d’água; e um detector magnético de impurezas em carnes com ou sem embalagens são só alguns dos exemplos de novidades expostas.

Além de toda a gama de produtos e informações, outras atrações chamaram a atenção de quem passava pelos corredores do pavilhão. Para o profissional ligado ao segmento, a TecnoCarne deste ano pôde ser considerada como um elo entre qualificação e tecnologia. Uma combinação que, segundo Alexandre Barbosa, presidente da BTS Informa, empresa responsável pelo evento, “faz a diferença em toda a cadeia de produção e gera um diferencial competitivo importante diante de um mercado que apresenta constante evolução”.

Pela 7ª vez consecutiva, a TecnoCarne trouxe, em parceria com o Sindicato Varejistas de Carnes Frescas do Estado de São Paulo (SCVCFESP), o Açougue Modelo. Com o propósito de servir como referência para as casas de carnes do Brasil, a mostra apresentou o que seria um açougue ideal, com diversas inovações em produtos e equipamentos para o varejo de carnes.

Com bom humor, Pedro Fernandes, diretor do Sindicato, ressaltou um dos pontos chaves da iniciativa: “Costumo dizer que, hoje, o profissional tecnólogo está tranqüilo quanto à procura por emprego. A tecnologia está presente em tudo. Nos açougues da Europa, por exemplo, não é diferente. Essa idéia que queremos trazer para o Brasil.”

Por meio de um trabalho conjunto entre SENAC e SEBRAE, o Açougue Modelo também foi palco de um curso voltado para a capacitação técnica do açougueiro. Com palestras dinâmicas, que buscavam unir teoria e prática, o curso contou com a participação de chefes de cozinha para demonstrar, ao vivo, a aplicação de alguns novos conceitos culinários.

A feira deste ano marcou, ainda, a realização do 1º Fórum sobre Tendências e Inovações para as Indústrias de Carnes. Promovido pelo Centro de Tecnologia de Carnes (CTC) do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), o encontro possibilitou ao profissional participante ter acesso aos principais assuntos e discussões que norteiam o mercado de carnes. Desde questões relacionadas ao consumo, até as inovações no processamento da proteína animal.

Thiago Bernardino, pesquisador do CEPEA e um dos palestrantes do Fórum, enfatizou a importância da promoção de debates como esse: “Recebi com muita felicidade o convite para ministrar essa palestra. É extremamente importante o profissional ligado à pecuária ficar a par do contexto econômico mundial, e das perspectivas que rondam o setor.”

Para o visitante Norton Gonçalves, diretor da empresa Plan-Belt, a TecnoCarne propiciou uma ótima oportunidade de networking: “É a terceira vez que participo e, novamente, a feira cumpriu minhas expectativas. Trabalho na área de esteiras transportadores, e acredito ter encontrado bons contatos para futuros negócios.”

Já Paulo Lemos, gerente da companhia W3, destacou a variedade de produtos expostos: “É a minha primeira vez na feira e surpreendeu-me a organização e o leque de opções do evento. Encontrei muitos produtos e equipamentos para a parte de refrigerados, que é minha área de atuação.”

O sucesso da TecnoCarne - evidenciado não só pela quantidade de expositores e variedade de oportunidades, mas também pela visitação expressiva e qualificada - mostra, mais uma vez, toda a força da indústria de carnes, e o porquê do otimismo do setor mesmo com a possibilidade de agravamento da crise econômica mundial. Com o fim do principal evento para o segmento em 2011, a expectativa fica para realização do próximo encontro da indústria, a MercoAgro 2012, que já tem data e local confirmados: de 18 a 21 de setembro, no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó, Santa Catarina.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro