Técnica de Guiné-Bissau recebe treinamento

20.07.2009 | 20:59 (UTC -3)

De 20 de julho a 7 de agosto a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas/BA) ministra treinamento em fitossanidade em fruteiras tropicais.

Abacaxi, acerola, banana, citros, manga, maracujá e mamão são as culturas focadas no curso, que foi solicitado pelo Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Rural da Guiné-Bissau (África) para participação de uma técnica superior locada na Direção de Serviços de Proteção Vegetal.

“As doenças das frutas são um fator de grande perda na produção frutícola na Guiné-Bissau”, afirma Mário Reis, coordenador, no ministério, do projeto Stabex, que visa a promoção da diversificação de produção frutícola e é financiado pela Comunidade Europeia.

Excursões

Para o pesquisador João Roberto Pereira Oliveira, coordenador do treinamento, o curso é mais uma boa oportunidade de intercâmbio internacional. “A treinanda terá a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos na área e repassar aos colegas no retorno ao seu país”, afirma.

A programação inclui aulas teóricas e práticas com fitopatologistas e entomologistas da Embrapa e excursões a feiras livres, hipermercados e ao Centro de Abastecimento de Salvador e a Juazeiro-Petrolina, principal polo fruticultor do Nordeste.

Além da técnica de Guiné-Bissau, participam do treinamento dois fiscais técnicos do Mapa sediados no Acre e uma mestranda.

A Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical é uma das Unidades mais demandadas da Empresa para atender instituições latino-americanas, africanas, europeias e norte-americanas, além de centros internacionais de pesquisa.

Léa Cunha

Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical

(75) 3312-8076 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro