Mapa conta com apoio de diplomatas na promoção do agronegócio

19.07.2009 | 20:59 (UTC -3)

“Conseguimos sensibilizar um grupo importante de diplomatas brasileiros para a causa da agropecuária nacional. Eles adquiriram muito mais conhecimento e segurança para tratar de assuntos relacionados ao tema nos outros países”, considerou o diretor do Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio, Eduardo Sampaio.

A declaração foi dada durante encerramento do Programa de Imersão no Agronegócio Brasileiro, que aconteceu sexta-feira (17/07), em Brasília.

Nos últimos 12 dias, representantes de embaixadas brasileiras em 24 países conferiram de perto os principais setores exportadores do País (carnes, soja, café, açúcar, álcool e frutas), além dos trabalhos desenvolvidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) nas áreas de pesquisa, certificação e fiscalização dos produtos exportados. O programa abrangeu propriedades rurais e indústrias de quatro estados (SP, PR, MG e PE), e o Distrito Federal. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

“As visitas foram muito proveitosas e esclarecedoras. Sentimos o quanto isso será útil às nossas ações futuras, que consistem essencialmente em promover os produtos brasileiros, defendê-los em caso de serem atacados ou sofrerem restrições tarifárias indevidas e procurar negociar condições comerciais propícias à exportação dos produtos. Conhecer a realidade do agronegócio nacional nos permite desempenhar essas três atividades com muito mais conhecimento de causa”, concluiu o ministro conselheiro do Brasil nos Emirados Árabes, Arthur Nogueira.

Dentre as ações previstas está a de alavancar investimentos do Oriente Médio no agronegócio brasileiro. “Eles precisam de produtos agropecuários que o Brasil pode oferecer. Vamos trocar capital por produtos, seguindo orientações do Mapa”, disse Nogueira. A partir de fevereiro, deverão ser realizadas missões comerciais para que os investidores estrangeiros conheçam o agronegócio nacional, o que deve acontecer a partir de fevereiro de 2010.

A parceria Mapa e MRE também irá garantir a participação do Brasil em feiras comerciais na África do Sul, Rússia, China e Vietnã, ainda este ano. “Estamos negociando o reconhecimento da regionalização com o Japão para a importação de carne suína de Santa Catarina”, informou o chefe da Divisão de Agricultura e Produtos de Base do MRE, Ricardo Monteiro.

Jean Peverari

Mapa

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro