Syngenta e Cotrijal celebram nova formatura do Escola no Campo

28.11.2012 | 21:59 (UTC -3)
Ricardo Ditchun

A Syngenta e a Cooperativa Agropecuária e Industrial (Cotrijal), de Não-Me-Toque (RS), realizaram na terça-feira (27) o encerramento das atividades desenvolvidas ao longo do ano pelo PEC - Projeto Escola no Campo. Presente em 185 municípios de 12 estados brasileiros, a ação, surgida no início da década de 1990 por iniciativa da Syngenta, é voltada a alunos de escolas públicas do ensino fundamental de áreas rurais e tem como foco o desenvolvimento crítico de temas como segurança alimentar, saúde e, a partir da integração entre tecnologia, recursos naturais e pessoas, sustentabilidade. A Cotrijal formalizou seu ingresso no PEC em 2001 e, com 20 mil crianças e adolescentes já beneficiados, é uma das parceiras mais importantes do trabalho. No país, aproximadamente 500 mil crianças foram assistidas pelo PEC em suas duas décadas de existência.

Além da Syngenta, representada por profissionais de sua equipe de vendas e de suas revendedoras, e da Cotrijal, que envolve seus cooperados, o PEC é realizado por professores, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas e representantes das secretarias municipais e estaduais de Educação. Em 2009, o projeto passou a contar com a Fundação Abrinq - Save the Children, que garante suporte técnico e pedagógico, atualização de materiais didáticos, formação de professores e acompanhamento dos planos de execução e de avaliação.

Para viabilizar o PEC, os técnicos de vendas da Syngenta articulam parcerias locais com distribuidores, revendedoras e cooperativas e, por meio das secretarias municipais de Educação, prospectam as escolas que serão impactadas. Depois disso, começa a formação dos professores. “É a partir desse ponto que a Fundação Abrinq - Save the Children atua como treinadora dos professores, passando a acompanhar o desenvolvimento do projeto nas escolas”, afirma Luciano Santos, representante técnico de vendas da Syngenta que participa da organização do PEC desde 2001.

“Temos construído o PEC com uma série de parceiros de competências variadas que se mostram profundamente engajados com as suas propostas. É dessa forma que, além de longevidade, ele tem se destacado também por sua eficiência”, conclui Lydia Damian, gerente de Relações Institucionais da Syngenta. A cerimônia de formatura em Não-Me-Toque foi realizada no restaurante do Parque da Expodireto da Cotrijal e contou com a entrega de prêmios e certificados aos alunos e professores que mais se destacaram.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro