Superagro 2010 reúne representantes do Fonesa em Belo Horizonte

26.05.2010 | 20:59 (UTC -3)

Representantes do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa) se reuniram nesta quarta-feira (26/05), durante a Superagro, para discutirem assuntos relacionados a sanidade animal, vegetal e inspeção de produtos de origem animal.

Durante a reunião sobre sanidade animal, foi abordada a estratégia para retirada da vacinação contra febre aftosa no Brasil. O objetivo é que em 2014 o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) encaminhe à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), a solicitação da retirada da vacinação em todo o território nacional.

Representantes de 20 estados estiveram presentes e elaboraram uma proposta que será encaminhada ao Fórum dos Secretários de Estado de Agricultura.

A proposta prevê a criação de um fundo nacional de indenização para emergências sanitárias, concomitantemente a uma política forte de vigilância nas fronteiras entre países. Além disso, propõe a recaracterização dos circuitos pecuários em relação aos indicadores da febre aftosa.

De acordo com o diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Altino Rodrigues Neto houve um consenso entre os órgãos de defesa agropecuária dos estados, para a retirada gradual da vacinação. Além disso, ele ressaltou a importância da erradicação da doença no Brasil. “A febre aftosa é considerada parâmetro de avaliação de defesa agropecuária por mercados internacionais. Por isso deve haver a preocupação em eliminar a doença no país”, completa.

Inspeção de Produtos de Origem Animal

O IMA também apresentou a experiência de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi/Suasa). O objetivo é estimular outros estados a também aderirem ao Sistema.

Ao integrar o Sisbi, o Serviço de Inspeção Estadual (SIE), que em Minas Gerais é executado pelo IMA, passou a ser equivalente ao Serviço de Inspeção Federal (SIF). Isso possibilita que os produtos mineiros das empresas aprovadas e inspecionadas pelo Instituto possam ser comercializados em todo o Brasil.

O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, afirma que a adesão é uma ferramenta importante para o desenvolvimento sócioeconômico de Minas Gerais devido à implantação de novas agroindústrias, as quais garantirão o abastecimento e a segurança do alimento que a população consome.

Três frigoríficos mineiros já integram o Sisbi. Os estabelecimentos mineiros interessados em participar devem procurar a unidade do IMA mais próxima.

Os órgãos de defesa agropecuária da Bahia e Paraná também apresentaram sua experiência de adesão durante a reunião.

Defesa Sanitária Vegetal

Na reunião de sanidade vegetal, foram abordadas as questões do ácaro hindu e Greening (pragas que atacam o citrus).

Além disso, definiu-se que os assuntos já discutidos em reuniões e encaminhados ao Mapa, tais como, adequação de legislações para emissão de Certificado Fitossanitário de Origem e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado, além de Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV) sejam solucionados.

Também foram discutidas as propostas para que as reuniões do Fonesa na área de defesa vegetal aconteçam regionalmente para facilitar as discussões e otimizar os resultados.

A Exposição Estadual Agropecuária será realizada de 26 de maio a 6 de junho e contará com a participação de bovinos de corte e leite, caprinos, ovinos e bubalinos. Além da 50ª Exposição Estadual Agropecuária, a Superagro terá a Expovet, a Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária e Feira de Softwares Agrotic, a 13 ª Expocachaça, O Ciclo de Aulas Técnicas e os Encontros da Apicultura e Fruticultura.

Realização – A Superagro é uma iniciativa do Governo de Minas - por intermédio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) -, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG).

Fonte e mais informações:

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro