Unidade Mista de Pesquisa do Cacau reúne experiência e tecnologia para alavancar produção nacional
Nova unidade é resultado da parceria entre Ceplac e Embrapa, com investimentos de R$ 4,7 milhões em quatro linhas de pesquisa
O Grupo Stoller anunciou nesta quinta-feira (06/05) a aquisição de participação societária na startup AgTech Cromai, especializada em visão computacional para a agricultura. O desenvolvimento da inteligência artificial aplicada ao campo, pelas duas empresas, ocorre há três safras e em 2022 estará disponível aos produtores de café. A partir de 2023 estão previstos lançamentos para cana-de-açúcar e grandes culturas, em especial para soja, milho e algodão. O projeto, com origem no Brasil, prevê expansão global para outros países em que a Stoller atua.
A Cromai captura imagens no campo e utiliza essas imagens para reconhecimento de padrões. Atualmente está presente em 50 mil hectares de cana, 1 mil hectares de café e 1 mil hectares de soja. Com a parceria da Stoller a meta é de em dois anos passar a monitorar 600 mil hectares em café, soja e cana-de-açúcar, além de dispor de 40 soluções para usinas de cana.
“Estamos muito animados com essa nova etapa da Cromai. Ampliaremos a atuação em campo com a digitalização do manejo agronômico. O momento é promissor e uma parceria desse porte nos possibilita levar, a mais produtores, essa inovação de alto nível tecnológico com resultados transformadores”, comenta o cofundador e CEO da Cromai, Guilherme Barros Castro.
O investimento da Stoller ocorre em um momento em que a inteligência artificial e os algoritmos ganham nova força no campo.
“A participação societária na Cromai é um passo importante para oferecer ao agricultor serviços digitais que o ajudem a fazer a gestão de sua propriedade de forma mais assertiva. Esse movimento está alinhado com nosso propósito de construir soluções inovadoras e sustentáveis, ao lado de nossos clientes e parceiros”, analisa o vice-presidente Mercosul/Ásia/Oceania do Grupo Stoller, Rodrigo Ferreira de Oliveira (foto no início desta matéria).
A estratégia mira em grandes produtores, que já possuem perfil de investir em tecnologia. E também em culturas que vivem excelente momento econômico como soja, milho e café. Segundo o diretor de Marketing da Stoller, Roberto Risolia, não é exigida infra estrutura prévia. O pacote ofertado ao cliente prevê desde o aproveitamento de tecnologias, como drones já existentes na propriedade, bem como a oferta daquilo que ainda não estiver disponível. A ideia é facilitar ao máximo a decisão por parte dos agricultores.
Os serviços ofertados ao produtor incluem desde monitoramento de estande inicial de plantas, identificação das infestações de daninha e direcionamento assertivo das aplicações de herbicidas, tudo com o objetivo de facilitar as decisões dos produtores com a oferta de informações confiáveis, baseadas em critérios científicos e disponíveis em tempo real.
“O sensor identifica o que é planta, solo e o que é daninha”, detalha a diretora de Pesquisa e Desenvolvimento na Stoller do Brasil, Stella Cato (foto no início desta matéria).
Análise de coloração, textura e desenvolvimento nutricional são outras funcionalidades possíveis, além do monitoramento de temperaturas em relação aos impactos climáticos.
“Sem dúvida essa parceria é mais um exemplo do pioneirismo da Stoller, que trará ainda mais possibilidades ao agricultor de usufruir de tecnologias de última geração em sensores e de inteligência artificial. Isso permitirá um monitoramento preciso do funcionamento das plantas e suas interações com o ambiente, para que os agricultores possam adotar manejos mais assertivos sob o ponto de vista da fisiologia da planta”, avalia Stella.
ATUALIZAÇÃO (01/12/2021): na verdade, a operação societária que resultou no ingresso da Stoller do Brasil Ltda. no quadro societário da Cromai Tecnologias Agrícolas S.A. ocorreu no dia 28/04/2021, conforme documentos da pessoa jurídica.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura