Steinernema feltiae mostra eficácia no controle biológico do ácaro-rajado
Estudo mostra que Steinernema feltiae pode matar até 83% dos indivíduos de Tetranychus urticae
O Brasil é líder mundial na produção de cana-de-açúcar com mais de 670 milhões de toneladas colhidas na safra 2024/25, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Nos últimos 20 anos, entre 2004 e 2024, a área de cultivo dobrou, alcançando 10 milhões de hectares, de acordo com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica). A cultura, estratégica para a produção de açúcar, etanol e bioenergia, reforça a posição do país como referência em combustível renovável e energia limpa.
Para atender à alta demanda e manter o protagonismo global, o setor tem investido em mecanização e soluções sustentáveis no campo. A Massey Ferguson, referência no mercado de máquinas agrícolas brasileiro, apresenta um portfólio completo para a cadeia produtiva da cana. Entre os destaques, estão tratores voltados para tratos culturais, transbordo e preparo do solo; pulverizadores com sistemas que reduzem perdas de insumos e impactos ambientais; e enfardadoras capazes de transformar a palha deixada após a colheita em biomassa para geração de energia limpa.
Entre os modelos voltados ao setor, o MF 6700 é ideal para o campo, como cultivo e adubação. Com motor AGCO Power de quatro cilindros e gerenciamento eletrônico, reduz o risco de falhas graves e proporciona até 10% de economia de combustível.
O MF 7300 otimiza o transbordo, etapa em que a cana é transportada até aos caminhões, reduzindo a compactação do solo. Equipado com motor AGCO Power de quatro cilindros e transmissão Dyna-3 PowerShift, entrega alto torque em baixas rotações e garante até 11% de economia de combustível.
A série MF 7700 combina versatilidade e potência para o preparo do solo, plantio e operações de transbordo com cargas mais pesadas. Com motor eletrônico AGCO Power de seis cilindros, potências de 195 cv a 250 cv, piloto automático e sistema hidráulico eficiente, o modelo trabalha até 15% mais hectares por hora e apresenta 15% de economia de combustível.
Para o produtor que busca ainda mais robustez, o MF 8S é indicado para implementos de preparo do solo. Com potências de 245 cv a 305 cv, o modelo conta com o design exclusivo Protect-U, que isola a cabine do motor, reduzindo ruídos, calor e vibrações, e oferecendo maior conforto e eficiência.
No manejo fitossanitário, o pulverizador MF 500R se destaca pela exclusiva barra de 24 metros dobrável, que permite a aplicação de defensivos em apenas um dos lados, possibilitando aplicações direcionadas e mais eficientes. O exclusivo sistema LiquidLogic recupera o produto após a aplicação, reduzindo desperdícios e impactos ambientais.
Fechando o ciclo, a enfardadora prismática MF 2234 compacta fardos gigantes de até 3 metros de comprimento, facilitando transporte e armazenamento. O equipamento oferece alta eficiência no recolhimento da palha deixada pela colheita mecanizada, ampliando o aproveitamento da biomassa para geração de energia limpa.
“Durante a colheita mecanizada, grandes volumes de palha permanecem no solo, contribuindo para a conservação da umidade e a proteção contra erosão. Parte desse material pode ser reaproveitada como fonte de energia nas próprias usinas e o excedente direcionado à rede elétrica nacional. A enfardadora MF 2234 é fundamental nesse processo, oferecendo uma solução eficaz para o aproveitamento da biomassa da cana e promovendo a geração de energia renovável”, explica Lucas Zanetti, gerente de Marketing de Produto da Massey Ferguson.
Além do uso na indústria sucroenergética, a enfardadora MF 2234 também se destaca na produção de feno em larga escala, representando uma alternativa vantajosa para pecuaristas, especialmente no Mato Grosso e nas regiões Sul do Brasil.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura