Soja: Dow AgroSciences e DuPont assinam acordo

13.11.2009 | 21:59 (UTC -3)

A Dow AgroSciences, subsidiária em caráter integral da The Dow Chemical Company, e a DuPont anunciaram sexta-feira (13/11) que chegaram a um acordo comercial para permitir às duas empresas ampliar sua oferta de eventos tolerantes a herbicidas para a soja durante a próxima década.

Pelo acordo, a Dow AgroSciences licencia sem direitos de exclusividade sua tecnologia de eventos tolerantes a herbicidas para a soja à Pioneer Hi-Bred, pertencente à DuPont. A Pioneer, por sua vez, licencia sem direitos de exclusividade seu evento Optimum GAT para soja à Dow AgroSciences. As duas empresas cederam uma à outra direitos de usar outros eventos com suas tecnologias correspondentes. Os detalhes financeiros do acordo não foram revelados.

“Este acordo nos dá uma nova opção de controle de ervas daninhas para auxiliar nossos clientes a atenderem suas necessidades individuais”, declarou o presidente da Pioneer, Paul E. Schickler. “A capacidade de oferecer aos produtores soluções específicas para o controle de ervas daninhas é parte chave de nossa estratégia “Right Product. Right Acre.SM”.

A Dow AgroSciences pretende apresentar dados sobre sua tecnologia de eventos tolerantes a herbicidas às agências reguladoras dos Estados Unidos ainda este ano. A Dow AgroSciences acredita que poderá iniciar a comercialização desses eventos no início da próxima década na América do Norte, o que dependerá do recebimento das autorizações necessárias.

“Estamos entusiasmados com os resultados dos investimentos que fizemos na próxima geração de tecnologias para a soja”, afirmou o presidente e CEO da Dow AgroSciences, Antonio Galindez. “Nossa nova tecnologia de eventos tolerantes a herbicidas, em associação com outros importantes sistemas de controle de ervas daninhas, oferece aos produtores mais opções, flexibilidade insuperável, conveniência e valor que contribuem para a obtenção de resultados superiores”.

Segundo as empresas, a nova tecnologia de eventos tolerantes a herbicidas permite que os produtores continuem a plantar da maneira que preferem, mas com maior capacidade de controle de ervas daninhas e melhores resultados. O sistema é projetado de maneira a oferecer excelente controle de invasoras de folhas largas resistentes ao glifosato e outras ervas de difícil controle.

Enquanto aguarda a aprovação das agências reguladoras para sua nova tecnologia de eventos tolerantes a herbicidas, a Dow AgroSciences está desenvolvendo soluções herbicidas, novas e melhores, com base na comprovada e confiável tecnologia do acido 2,4-diclorofenóxi acético, que os produtores usam com sucesso há mais de 60 anos.

Segundo as empresas, quando aplicados em conjunto, o evento Optimum GAT da Pioneer e a nova tecnologia de eventos tolerantes a herbicidas desenvolvida pela Dow AgroSciences introduzirão nas sementes de soja tolerância aos herbicidas 2,4-D, glifosato e ALS. O evento Optimum GAT da Pioneer oferece a tolerância ao glifosato e à classe de herbicidas ALS.

As empresas informam que a soja com Optimum GAT já foi aprovada pelas agências reguladoras dos Estados Unidos e provavelmente será colocada no mercado em 2011, depois de recebida a autorização das autoridades reguladoras dos principais países importadores.

Mais informações nos endereços

(em português) e

(em inglês).

Fonte: ML&A Comunicações - (11) 3811-2827

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro