Fertilizantes em solos leves do Matopiba serão tema de oficina
O manejo da fertilidade do solo e o uso correto dos fertilizantes em solos leves é ainda um desafio
Com objetivo de levar conhecimento e apresentar suas tecnologias e soluções aos produtores colombianos, a Soesp – Sementes Oeste Paulista marcou presença na 22ª edição da Agroexpo 2019, feira realizada em Bogotá. A edição desde ano contou com cerca de 600 expositores e recebeu a visita de 200 mil pessoas vindas principalmente do Brasil, Colômbia, Equador, Panamá, Peru e Venezuela.
Durante o evento, a Soesp fez apresentações aos produtores locais de suas principais tecnologias e esclareceu dúvidas e passou orientações sobre manejo e a importância da integração-lavoura-pecuária-floresta (ILPF). “Este evento é bem tradicional no País, todos os anos reúne um número muito grande de produtores, isso porque sempre a feira apresenta o que há de mais novo em termos de tecnologias e informações tanto para a agricultura quanto para a pecuária”, diz o assistente técnico de sementes da Soesp, Diogo Rodrigues da Silva.
De acordo com o profissional, em modo geral, os agricultores da Colômbia carecem de informações técnicas principalmente sobre manejo de pastagem. No plantio, por exemplo, são poucos os produtores que fazem a correção de solo, adubação e as fertilizações recomendadas de forma correta. “O plantio deles consiste em jogar a semente sobre o solo. Poucos fazem a incorporação da semente no solo”, afirma Silva.
Uma das apresentações do profissional da Soesp durante o evento foi justamente voltada para o manejo, pois ainda os produtores colombianos têm dificuldades sobre saber a altura ideal para entrada e saída dos animais do pasto. “Eles ainda manejam em dias fixos de pastejo, enquanto em pesquisas mais recentes tem se adotado o manejo por altura do capim aonde se consegue conciliar a máxima produção da pastagem em equilíbrio com a máxima qualidade possível”, destaca.
A ILPF é um assunto que tem gerado bastante curiosidade por parte dos produtores colombianos como forma de promover a melhor condição do solo, aumentar a matéria orgânica e retenção de água. Segundo Silva, embora poucos produtores realizem a ILPF, o interesse tem sido grande, isso porque a Colômbia tem regiões de seca muito forte e a integração dos sistemas entra como alternativa interessante para que tenham menos impacto nesses ambientes. Além disso, a ferramenta tem papel importante nos custos, diminuindo o valor de formação e reforma de pastagem. “A ILPF na Colômbia ainda é um assunto muito novo, são poucos produtores que praticam esse sistema de integração e por isso o pessoal tem tido muito interesse”, disse.
Para esses produtores colombianos, a Soesp apresentou a semente Advanced. Um produto com pureza e valor cultural, que proporciona a possibilidade de fazer uma formação de pastagem com uma recomendação em quilos de semente por hectare mais baixo, tornando melhor o plantio.
Outra característica da semente Advanced Soesp é sua facilidade de se adaptar a diferentes tipos de plantadoras e diversos tipos de plantio. “Apresentamos todas essas vantagens e diferencias na feira e isso gerou bastante interesse por parte dos produtores locais a respeito da nossa semente”, finalizou Silva.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura