Simpósio internacional sobre a cultura da banana começa nesta segunda (10)

07.10.2011 | 20:59 (UTC -3)
Léa Cunha

Tem início nesta segunda-feira, dia 10 de outubro, o Simpósio Internacional ProMusa-ISHS: Bananas e Plátanos, que vai acontecer no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador (BA), até sexta-feira, 14. Realizado pela primeira vez no país, o evento vai reunir produtores de banana, estudantes de graduação e pós-graduação, agrônomos e extensionistas do Brasil e do exterior.

Com o tema geral “Produção global sustentável e usos alternativos”, o ProMusa é realizado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura, ISHS (Sociedade Internacional da Ciência da Horticultura), Bioversity International e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e co-realizado pela Musalac (Rede de Pesquisa e Desenvolvimento de Banana e Plátano para América Latina e Caribe).

Entre outras autoridades, a abertura do evento vai contar com a presença de Virgínia Alice Almeida Hagge, titular da Superintendência Federal da Agricultura do estado da Bahia, de Eduardo de Seixas Salles, titular da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia, e de Domingo Haroldo Reinhardt, chefe geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura.

Segundo o coordenador desta edição, o pesquisador da Embrapa Edson Perito Amorim, o objetivo é atualizar os diferentes segmentos do agronegócio de bananeira em relação a novidades da pesquisa. “Serão discutidos os avanços tecnológicos da cadeia produtiva, com destaque para quatro áreas: práticas culturais e fitossanidade; diversidade e melhoramento genético; pós-colheita, marketing e comercialização; e desafios e oportunidades para usos alternativos”, explica. Cada sessão consistirá de palestras, apresentações orais, sessão de pôsteres e fórum de discussão. Haverá também a apresentação da BRS Platina, variedade de bananeira que será lançada em 2012.

Seis pesquisadores internacionais vão ministrar palestras: David Turner, da University of Western (Austrália); Rodomiro Ortiz, do Centro Internacional de Melhoramento de Milho e Trigo – Cimmyt (Peru); Angelique d’Hondt, do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agropecuária para o Desenvolvimento – Cirad (França); Robert Miller, professor da Universidade de Brasília; James Dale, da Universidade de Tecnologia de Queensland (Austrália) e Olivier Gibert, da Escola Nacional Superior de Agronomia de Montpellier (França).

As demais palestras serão ministradas por pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura: “Melhoramento genético da bananeira” (Edson Perito Amorim), “Produção de banana e plátanos nas Américas do Sul e Central” (Domingo Haroldo Reinhardt, chefe geral), “Fitopatologia – Controle de doenças” (Zilton Cordeiro) e “Usos alternativos: desafios e oportunidades” (Janay Almeida dos Santos-Serejo).

A quinta-feira, dia 13, será dedicada a visitas técnicas à Embrapa Mandioca e Fruticultura, em Cruz das Almas (BA), responsável pelo programa nacional de melhoramento genético da bananeiram, e ao Sítio Barreiras, em Ponto Novo, que produz de acordo com as normas técnicas da Produção Integrada de Frutas, um sistema de cultivo que permite a rastreabilidade de todo o processo produtivo, desde o campo até a gôndola do supermercado.

No último dia, haverá dois workshops em que serão discutidas e escolhidas as demandas para pesquisa para os próximos anos e uma plenária que definirá o local do próximo simpósio, em 2013.

Mais informações no endereço

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro