La Niña é confirmada pela NOAA em 2025
Fenômeno deve durar até fevereiro de 2026 e alterar o regime de chuvas no Brasil
O Simpósio Nacional de Instrumentação Agropecuária (Siagro), que será realizado entre os dias 14 e 16, em São Carlos (SP), traz novidades em sete temas de pesquisas que estão na fronteira do conhecimento. Promovido pela Embrapa Instrumentação, o evento vai apresentar 21 ativos tecnológicos com demonstração em campo, envolvendo aplicação em diferentes cadeias produtivas do agro brasileiro. Entre elas, soluções tecnológicas para o algodão, soja e milho, além de outras.
O objetivo do Siagro é discutir e propor caminhos para que a instrumentação agropecuária contribua para a resiliência e adaptação da agropecuária brasileira aos estresses abióticos (deficiências nutricionais e falta de água, por exemplo) e bióticos (fungos, bactérias e vírus) decorrentes das mudanças climáticas, fortalecendo a integração entre ciência, tecnologia, inovação e mercado.
Entre as novidades que serão demonstradas estão fertilizantes de liberação controlada, formulações para bioinsumos, método inovador para estimar a densidade e o carbono no solo, drone - otimizador de rotas para aplicação aérea não tripulada de agentes biológicos, além de ativos disponíveis para transferência ou desenvolvimento ao setor privado.
Com a participação, totalmente presencial, de pesquisadores, professores, estudantes, empresários, produtores rurais e investidores, o evento, que recebeu 199 trabalhos científicos assinados por 793 autores e coautores, de 125 instituições do Brasil, contará com sete painéis temáticos, com 13 palestras nacionais e internacionais.
As pesquisas envolvendo agricultura de precisão e digital, nanotecnologia e o enfrentamento às mudanças climáticas se destacaram em número de trabalhos inscritos nesta edição do Simpósio. Os três temas somaram 145 estudos dos 199 aceitos.
Cada vez mais ocupando espaços nas agendas globais, as discussões sobre mudanças climáticas, segurança alimentar e sociedade abrem o primeiro painel na terça-feira, 14, com o pesquisador da Embrapa Instrumentação, Silvio Crestana, e o professor do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP), Ricardo César Aoki Hirata.
O Siagro 2025 também contará com a participação do embaixador Rubens Ricupero, que fará uma apresentação via internet sobre “Geopolítica, Ciência e Agricultura”. A palestra será no dia 15 (quarta-feira), às 11h15, durante o Business Day.
Ao final do Simpósio Nacional de Instrumentação Agropecuária (Siagro) será elaborado um documento de recomendações voltado aos setores de ensino, pesquisa, produção e agroindústria, indicando diretrizes para o avanço da instrumentação agropecuária frente às mudanças climáticas.
Outros resultados esperados com o evento são oferecimento de subsídios técnicos e científicos para posicionamento estratégico do Brasil em fóruns internacionais, especialmente a COP-30 e o G20; fortalecimento de redes de cooperação entre instituições públicas, empresas e investidores; e aprimoramento das diretrizes de PD&I da Embrapa, alinhadas às demandas emergentes de sustentabilidade e adaptação climática.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura