Anderson Melo, da Mahindra, destaca desafios durante o Simpósio SAE Brasil de Máquinas Agrícolas
Ele explicou que a empresa continua comprometida em ampliar seu mercado e oferecer produtos que atendam às necessidades dos produtores brasileiros
Nos dias 10 e 11 de outubro de 2024, Porto Alegre (RS) será palco do Simpósio Gaúcho sobre os Impactos das Mudanças Climáticas na Agricultura. Organizado pelo Laboratório Agronômica, o evento ocorrerá no espaço do Celeiro AgFood Hub no Tecnopuc e reunirá especialistas, pesquisadores, agricultores e profissionais do setor para debater os desafios crescentes que as condições climáticas extremas, como as enchentes recentes no Rio Grande do Sul, impõem à agricultura e à economia do estado.
Em um cenário onde eventos climáticos extremos se tornam mais frequentes, o simpósio surge como uma oportunidade para explorar soluções que aumentem a resiliência da agricultura frente às mudanças climáticas. Este ano, o Rio Grande do Sul foi duramente afetado por enchentes, o que evidenciou a necessidade de práticas agrícolas mais sustentáveis e adaptativas.
Patrícia Teló, Diretora Executiva do Laboratório Agronômica, destaca que o simpósio é oferecido à sociedade como um gesto de solidariedade e demonstração do comprometimento com a saúde das plantas. "O Laboratório Agronômica tem a missão de promover a saúde de plantas e combater as suas ameaças, a fim de contribuir com a segurança alimentar e a sustentabilidade. Sentimo-nos profundamente imbuídos de disseminar conhecimento, compartilhar tecnologia, promover discussões construtivas, fomentar o desenvolvimento, e acima de tudo, resgatar junto aos nossos, o orgulho de sermos produtores gaúchos”, afirma.
O evento será estruturado em quatro eixos temáticos, abordando questões essenciais para a agricultura diante dos desafios climáticos. No dia 10 de outubro, serão realizados dois painéis.
O Painel 1 abordará o Impacto das Mudanças Climáticas na Agricultura e Economia e contará com a participação de Roberto Cordero, da Cotecna; Patrícia Teló, do Agronômica; Luis Humberto de Mello Villwock, do Celeiro Tecnopuc; Gilberto Rocca da Cunha, da Embrapa Trigo; Michael Mazurana, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e André Cardoso Barbeiro Matcin, do Banco Itaú.
Ainda no dia 10, o Painel 2 será dedicado aos Recursos Naturais e Conservação do Solo. Estarão presentes Telmo Jorge Carneiro Amado, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Tiago de Andrade Neves Hörbe, da Cooperativa Central Gaúcha LTDA (CCGL); Rafael Mingoti, da Embrapa Gestão Territorial; Claudimar Sidnei Fior, da UFRGS; e Flávia Miyuki Tomita, do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
No dia 11 de outubro, a programação seguirá com o Painel 3, que abordará Ameaças Fitossanitárias Emergentes. Este painel contará com as contribuições de Jaqueline Huzar Novakowiski, da Volvere Biotech; Caroline Wesp Guterres, da UFRGS; Sergio Francisco Schwarz, da UFRGS; Edson Bertolini, da UFRGS; Marcus André Kurtz Almança, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul de Bento Gonçalves; Daniel Debona, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Glauber Renato Stürmer, da CCGL; e Marcos Botton, da Embrapa Uva e Vinho.
O último painel, o Painel 4, discutirá as Perspectivas e Ações Institucionais. Participarão Aline Tonetto, Sócia-Proprietária da NewU Capacitação Humana; Paola Rücker Schaeffer, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul; Célio Alberto Colle, da Emater-RS; e Paulo Vítor Dutra de Souza, da UFRGS. O encerramento do simpósio será realizado por Patrícia Teló, Diretora Executiva do Agronômica.
Interessados em participar do simpósio podem realizar suas inscrições através do e-mail inscricoes@aconteceeventos.com.br ou pelo telefone (51) 99194-9504.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Ele explicou que a empresa continua comprometida em ampliar seu mercado e oferecer produtos que atendam às necessidades dos produtores brasileiros