Ondas de calor são resultados das alterações climáticas nos últimos 60 anos, aponta Inmet
Levantamento do instituto indica a possibilidade desse e de outros eventos extremos ao longo dos próximos anos
O Fundopem da Irrigação, ideia que prevê incentivos fiscais aos produtores rurais para investimentos na implantação ou ampliação de sistemas de irrigação nas culturas agrícolas, em especial de milho e soja, será apresentada e durante a Expointer 2023.
A proposta é uma iniciativa do presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers), Claudio Bier. Segundo ele, o objetivo “é oferecer uma forma de enfrentamento e superação aos longos períodos de estiagem que têm assolado os verões em território gaúcho e, só em 2022, gerou um impacto econômico negativo de R$ 115 bilhões em toda a cadeia do agronegócio, segundo dados da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul)”.
Para o presidente do Simers, a efetivação da proposta dará um impulso para o setor agrícola, que tem grande importância na vida econômica e social do estado. Bier destaca que a irrigação não só evita perdas, mas também previne os efeitos negativos provocados pela estiagem.
“É uma prática que aumenta a produção e o rendimento e ainda melhora a qualidade dos produtos nos outros períodos. Comparativamente com as lavouras de sequeiro, os ganhos são de forma contínua”, resume o dirigente, que relaciona as produtividades em lavouras irrigadas de milho e soja, na safra 2021/22, ano em que houve grandes perdas devido à falta de chuvas. “A produtividade foi muito superior às alcançadas pelas lavouras de sequeiro, no milho foi de 200% a mais e na soja passou de 80%”.
A proposta já foi detalhada ao governador do Estado, Eduardo Leite, que criou um grupo de trabalho para verificar a viabilidade do chamado Programa de Expansão da Agricultura Irrigada no Estado do Rio Grande do Sul, onde participam o gabinete do governador, diversas secretarias e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Ao longo dos últimos meses, a proposta também foi apresentada para a secretária da Fazenda, Pricilla Maria Santana, e o secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes.
A ideia do Fundopem da Irrigação é incentivar a aquisição de insumos, sistemas de irrigação, máquinas e equipamentos agrícolas, bens e serviços de fornecedores estabelecidos no RS e que, preferencialmente, são produzidos por empresas do estado, em troca de crédito fiscal presumido de ICMS destinado aos produtores rurais.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura