Clima influencia produção de algodão
O 25º Seminário Cooplantio inicia no próximo dia 30 de junho em Gramado, na serra gaúcha, com o painel "Agrossustentabilidade e Liderança Mundial" - que também é o tema do evento.
Luiz Antonio Pinazza, diretor da Associação Brasileira de Agribusiness (ABAG), e Rosemeire dos Santos, superintendente técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) serão os painelistas.
Para Pinazza, o Brasil deve tirar partido do fato de não existir conflito entre agrossustentabilidade e liderança mundial no agronegócio. "Pelo contrário, há uma complementaridade entre eles", frisa. "Nas últimas décadas, o país desenvolveu tecnologias tropicais amigas ao ambiente, como o sistema de plantio direto e a integração lavoura-pecuária-silvicultura", explica, acrescentando que as políticas públicas devem estimular estes processos.
O diretor acredita que as queimadas e os desmatamentos serão objetos de pressões e embargos comerciais no mercado internacional. "Temos exemplos disso na soja e, mais recentemente, na pecuária", lembra. Na sua opinião, o Brasil deve formar fundos para o pagamento pela manutenção de florestas, além de remunerar os agricultores pela prestação de serviços ambientais. "Com montagens estratégicas inteligentes, o Brasil e os Estados Unidos serão os dois grandes protagonistas do agronegócio mundial", prevê Pinazza.
As inscrições para o 25º Seminário, que ocorre de 30 de junho a 02 de julho no Centro de Eventos do Hotel Serrano, podem ser realizadas através do site
até o dia 25 de junho. Após esta data, serão feitas apenas no dia e local do evento, caso existam vagas disponíveis - limitadas a 1.200 participantes.
Luciana Brambila
Assessora de Imprensa
25º Seminário Cooplantio
051.3023.8606 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura