Segundo dia do V Simpósio de Cana aborda sistematização, mecanização e manejo da fertilidade

07.07.2011 | 20:59 (UTC -3)

As atividades desta quinta-feira (7), no V Simpósio Tecnologia de Produção de Cana-de-Açúcar, em Piracicaba (SP), começaram intensas. Durante a primeira palestra, do professor doutor da Universidade de São Paulo, José Luiz Demattê foram abordados os aspectos agrônomicos relacionados ao espaçamento alternado e suas implicações em todo sistema produtivo. “O plantio alternado, além de proporcionar vantagens operacionais, que reduzem o custo de corte, carregamento e transporte (CCT) de modo especial, pode trazer benefícios indiretos imensuráveis aumentando a produtividade, em consequência da canterização ocasionada pelo sistema, e maior eficiencia dos insumos utilizados”.

Para Rogéria Montezano, gerente comercial da Bextra, as palestras do V simpósio apresentam um alto nível de qualidade. Presente pela primeira vez no evento, ela comenta que para profissionais que já contam com conhecimento mais aprofundado do setor hoje foi um excelente dia, principalmente pelo destaque dos painéis com temas técnicos e relevantes. “Vim para estar a par das novidades e entender melhor o momento do mercado, estou muito satisfeita”, completa.

Outro destaque foi a palestra do professor doutor na Universidade de São Paulo, Godofredo Cesar Vitti, que falou sobre a importância da adubação fosfatada na cultura da cana-de-açúcar, tanto em termos de produtividade, qualidade tecnológica (clarificação do caldo) como na longevidade do canavial (aumento do número de cortes, prolongando a reforma dos canaviais). “É importante salientar que embora o fósforo seja o macronutriente menos extraído pela cultura da cana-de-açúcar é o mais aplicado na adubação em relação aos outros nutrientes. Esse fato ocorre pelo baixo teor existente nos solos tropicais do Brasil, bem como ao fenômeno da fixação, isto é, concentra-se em formas indisponíveis para as plantas devido à competição entre a planta e o solo, em consequência disso, deve-se optar pela devida fonte de fósforo de acordo com a situação solo, planta e clima, bem como sua forma de aplicação”.

O Simpósio, que é bianual, está superando as expectativas não só do público, mas também da organização, consolidando-se como palco para a difusão de conhecimento técnico e científico, aliando experiências de renomados profissionais no setor com as tendências desse campo e os rumos das mais novas e relevantes pesquisas da área. “Estamos muito contentes com esses dois dias, o resultado é extremamente positivo, o público tem participado e mostrado interesse, assim como as palestras ministradas e os painéis mostram questões atuais, servindo de fórum credenciado para ajudar sanar as dúvidas do setor e apoiar o agronegócio brasileiro”, pontua Marcos Agostinho Petean Gomes, organizador do evento.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro