Programa de Incentivo à Produção de Hortifruti irá beneficiar 800 mil tocantinenses
Em ato realizado na Câmara de Vereadores, na manhã desta sexta-feira (4/7), a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) assinou 22 contratos com produtores da região do Alto Uruguai, beneficiados pelo Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper) e pela Participação Popular Cidadã (PPC) do Programa Leite Gaúcho e Pecuária Familiar para a região do Alto Uruguai. Os recursos do Feaper têm subsidiados de 80% pelo governo do Estado e 20% por parte do produtor. Os recursos serão empregados na fruticultura, irrigação, piscicultura, leite, entre outras atividades.
A solenidade contou a presença do secretário da SDR, Elton Scapini, do diretor do Departamento de Cooperativismo da SDR, Gervásio Plucinski, da gerencia do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Valmir Dartora e Paulo Trierveiler, de técnicos, produtores, secretarios municipais da Agricultura, e lideranças locais e regionais. O secretário Elton Scapini lembrou que o total de investimentos em 2014, por meio da Participação Popular Cidadã, foi de R$ 1,5 milhão na região.
Scapini destacou os principais eixos do governo para o desenvolvimento e o fortalecimento da agricultura familiar. “O governo fez um investimento muito forte que impactou positivamente na agricultura familiar”, avaliou. O secretário lembrou que as cadeias produtivas vinculadas ao setor primário respondem por 47% do PIB gaúcho. Ao avaliar a importância do setor primário, observou que 80% dos municípios gaúchos têm até 20 mil habitantes.
O produtor José Gonçalves agradeceu em nome dos produtores. “Estes programas são muito importantes para a permanência do produtor no campo. Sem o programa da piscicultura não teríamos condições de construir açudes de médio ou grande porte.” Para o produtor os programas também são importantes para a sucessão familiar.
O gerente regional da Emater/RS-AScar, Valmir Dartora, destacou a importância das ações dos governos federal e estadual no fortalecimento da agricultura familiar e de politicas públicas para a inserção de milhares de famílias na inclusão social. Dartora enfatizou, ainda, o fortalecimento das agroindústrias.
Carlos Cupercini destacou a parceria com a Emater/RS-Ascar e a SDR. “A Secretaria faz toda a diferença”, disse ao lembrar ações como perfurações de poços artesianos.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura