Rastreabilidade é a aposta da Sakata para garantir qualidade e segurança

03.07.2014 | 20:59 (UTC -3)

Com o propósito de garantir qualidade e segurança alimentar aos consumidores finais, a rastreabilidade representa a possibilidade de o consumidor acompanhar da onde o produto partiu (produção) e para onde foi (destino), até o consumo do mesmo, além de identificar os possíveis perigos à saúde coletiva a que foram expostos durante a sua produção e distribuição. Com isso, se o produto vier a ter qualquer problema, é possível identificar o que aconteceu e tratar a causa.

O Coordenador de Novos Negócios da Sakata, Marcio Jampani, explica que com a rastreabilidade é possível, por exemplo, em um recall identificar o que causou a devolução de um lote e para onde foram enviados esses produtos. “No entanto, o grande progresso que se tem com a rastreabilidade é poder conhecer melhor o negócio, coletar informações para facilitar a gestão e conquistar a manutenção de mercados, tanto nacionais quanto internacionais”, ressalta.

Na rastreabilidade de produtos dentro do sistema integrado da Sakata, o integrado (produtor rural) é responsável pelo rastreamento na produção de campo e o integrador (comercializador) é corresponsável pelo rastreamento neste elo da cadeia, responsável pelo rastreamento na produção de packing house (embalamento) e também para onde o produto foi enviado. “Hoje, a Sakata garante a rastreabilidade do tomate sweet grape nos integradores e já iniciou o processo de rastreabilidade com os integrados”, afirma Marcio Jampani.

Para tal processo funcionar no dia a dia, a Sakata possui uma empresa parceira que dispõe de um sistema informatizado, em que o integrador acessa e insere os dados das origens e destinos de seus produtos, qualidade dos lotes recebidos e informações processadas e enviadas aos seus clientes. Esta mesma empresa desenvolveu um software para tablet, que é utilizado pelo integrado, em que insere os dados do campo de produção, inclusive com o manejo diário utilizado no lote do produto cultivado. A partir daí, todo o lote que o integrador recebe, envia aos seus clientes um QR code (código de barras bidimensional) para identificar as origens.

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