Programa Aplique Bem inicia treinamento sobre a correta utilização de agrotóxicos, no interior de Minas Gerais
Conforme dados de SAFRAS & Mercado, a safrinha no Brasil atinge 24,2% colhida no Brasil até o dia 15 de julho, em uma área de 5.352 milhões de hectares. No mesmo período do ano passado, a colheita da safrinha atingia 39,8% em 4.849 milhões de hectares. O estado mais adiantado nos trabalhos é Mato Grosso, com 38% colhido em 2.053 milhões de hectares. Goiás vêm em segundo lugar, com 32% em 692 mil hectares. Já no Paraná e em Mato Grosso do Sul, a colheita alcança 12% da área.
"O clima seco e, agora, mais quente, ajuda no processo de maturação das lavouras e a colheita avança regionalmente. As produtividades são muito boas nesta primeira fase da colheita da safrinha, tanto no Mato Grosso que sofreu com a seca, quanto no Paraná, que sofreu com as geadas", avalia o analista de SAFRAS, Paulo Molinari.
A dúvida na produção deste ano está na segunda metade da colheita, a qual se concentrará mais em agosto. Por enquanto, os produtores vão tentando acelerar a colheita no Oeste do Paraná, evitando que o milho fique parado nas lavouras, perdendo qualidade e acentuando o nível de ardido.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura