RS Safra 2025/26: milho silagem registra bom desempenho
Emater/RS aponta clima favorável e 65% da área prevista já implantada no estado
O prazo para o plantio da soja no Rio Grande do Sul foi ampliado para até 15 de fevereiro. A decisão foi informada nesta semana pelo Departamento de Defesa Vegetal da Secretaria da Agricultura do estado ao Ministério da Agricultura (Mapa). Os produtores que necessitarem realizar o plantio fora do calendário oficial devem solicitar autorização à secretaria por meio de formulário on-line.
O calendário de semeadura da soja estabelecido pelo Mapa para a safra 2025/2026 vai de 1º de outubro de 2025 a 28 de janeiro de 2026, conforme as diretrizes do Programa Nacional de Controle da Ferrugem-Asiática da Soja. Entre os fatores que motivaram o pedido de ampliação estão as condições climáticas adversas e o plantio tardio da cultura do milho no Rio Grande do Sul.
“É uma alternativa relevante para o produtor que de fato precisa deste tempo a mais”, destaca o secretário da Agricultura, Edivilson Brum.
De acordo com o documento encaminhado ao Mapa, o atraso no plantio das lavouras de milho, em razão das condições climáticas, assim como as chuvas ocorridas em dezembro de 2025 e janeiro de 2026, tendem a retardar a colheita da cultura em algumas situações. “Esses casos justificam a prorrogação do prazo de semeadura em situações pontuais, especialmente nos cultivos de soja em sucessão ao milho, cultura estratégica para o Estado”, observa o diretor do Departamento de Defesa Vegetal, Ricardo Felicetti.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura