Projeto da Embrapa está entre Tecnologias Sociais Certificadas pela Fundação BB

03.10.2011 | 20:59 (UTC -3)
Kadijah Suleiman

O projeto da Embrapa Rondônia de produção comunitária de sementes de feijão-caupi, na comunidade ribeirinha de Cujubim-Grande, em Porto Velho, foi certificado no “Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2011”. Das 1.116 tecnologias inscritas, 264 foram certificadas. Agora, essas tecnologias serão pontuadas segundo os critérios de efetividade, nível de sistematização da tecnologia e resultados qualitativos e quantitativos e, em seguida, serão declaradas finalistas as três tecnologias, por categoria, que obtiverem as médias mais elevadas.

Os conhecimentos transferidos à comunidade foram resultado do projeto de pesquisa conduzido pelo pesquisador Flávio França de Souza, financiado pelo Programa Fome Zero, no qual foram selecionadas e multiplicadas sementes de quatro variedades de feijão-caupi. A partir daí, possibilitou-se o incremento na produção e a manutenção adequada de sementes.

“A falta de conhecimentos sobre esses aspectos inviabilizavam o plantio da safra seguinte, o que fazia com que os produtores ficassem sempre na dependência de adquiri-las no mercado local, implicando em baixa produtividade e qualidade inferior do produto, dificultando o processo de comercialização”, explica o líder do projeto, Calixto Rosa Neto. Todo o trabalho foi desenvolvido com a participação efetiva da comunidade ribeirinha.

Os vencedores do prêmio serão anunciados em novembro, numa cerimônia em Brasília. O Prêmio, no valor de R$ 80 mil, conta com o patrocínio da Petrobras e o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Unesco e da KPMG Auditores Independentes.

De acordo com a Fundação Banco do Brasil, a premiação, concedida a cada dois anos, tem como objetivo identificar, certificar, premiar e difundir Tecnologias Sociais já aplicadas, implementadas em âmbito local, regional ou nacional e que sejam efetivas na solução de questões relativas à alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde.

Daniela Colares/Embrapa Rondônia

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro