Produtor rural, de herói a vilão?
Uma parceria que deu certo entre Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em 2009 está de volta: o projeto Campo Futuro. A iniciativa tem foco na gestão da propriedade com ênfase no mercado futuro e na análise de riscos, voltados principalmente para as commodities agrícolas soja, milho e gado de corte. O projeto Campo Futuro é direcionado a médios e grandes produtores rurais.
Essa nova fase do projeto começa com a capacitação de instrutores das Administrações Regionais do SENAR e com a elaboração de material técnico sobre seguro rural, derivativos e gestão da propriedade, tanto para instrutores quanto para o produtor rural. “Em 2009 tivemos a participação de das Administrações Regionais com polos de produção como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Agora, o Campo Futuro está aberto para todas que tiverem interesse em capacitar produtores rurais”, explica a coordenadora de Projetos e Programas Especiais do SENAR, Patrícia Fontes Machado. Segundo ela, a capacitação para instrutores deve acontecer na primeira quinzena de abril.
“As Administrações Regionais serão informadas nos próximos dias e ficaremos aguardando a manifestação de interesse e indicação de participação, como é feito nos demais programas nacionais. O treinamento vai receber, a princípio, três instrutores de cada estado com duração aproximada de 40 horas/aula e será ministrado por especialistas das áreas de seguro rural, derivativos e gestão da propriedade. No caso do produtor o curso será realizado posteriormente, por módulos, e de acordo com a demanda levantada por cada Regional do SENAR”, completa Patrícia Machado.
De acordo com o coordenador técnico do projeto na CNA, Renato Conchon, o Campo Futuro tem duas vertentes. “A capacitação que o SENAR realiza para os produtores rurais e o levantamento de custos de produção que a CNA produz. Nos levantamentos que fizemos dos custos de produção, percebemos a deficiência do produtor principalmente em gestão da propriedade e algumas vezes, o desconhecimento de operações do seguro rural. Por isso, nosso intuito com a capacitação é ensinar o produtor a gerenciar melhor sua propriedade assegurando renda de acordo com sua produção.”
Além da capacitação realizada pelo SENAR, o projeto Campo Futuro acompanha os custos de produção de 24 produtos: algodão, arroz, aves, banana, cacau, café, cana de açúcar, caprinos, feijão, florestas, laranja, maçã, mamão, manga, milho, ovinos, pecuária de corte, pecuária de leite, peixes, seringueira, soja, suínos, trigo e uva.
De 2008 a 2014 foram realizados 567 levantamentos de custos de produção em 236 municípios, distribuídos em 21 estados. “Com este levantamento de custos, os produtores rurais podem acompanhar o desempenho das propriedades típicas das regiões analisadas, tornando disponível, informações estratégicas para tomada de decisões,” afirmou Conchon.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura