Programa Semear promove reintegração social

21.05.2010 | 20:59 (UTC -3)

Programa vai contemplar a penitenciária de Dracena/SP, que comporta 768 detentos

O Instituto Brasileiro de Florestas, associação sem fins lucrativos que tem por objetivo o trabalho de reflorestamento e proteção de florestas, inaugura no próximo dia 24/05 (segunda-feira), às 14h00, o “Projeto Semear. A realização do programa ocorre em parceria com a Prefeitura Municipal, o Ministério Público, usinas de açúcar e álcool da região e a Penitenciária Compacta de Dracena, no interior de São Paulo. Esta última será o local inicial da implementação do projeto. Um dos principais objetivos é promover a recomposição da mata ciliar da comunidade e oferecer capacitação profissional aos presos.

Segundo Solano Aquino, diretor do Instituto Brasileiro de Florestas, a viabilidade de levar um projeto que integrasse tanto a responsabilidade social quanto a ambiental só foi possível devido aos parceiros que acreditaram na seriedade do conceito apresentado. “Antes de tudo precisamos ser solidários aos que necessitam de ajuda, como os detentos. Desta forma, pensamos na melhor maneira de ocupá-los para que pudessem retornar ao convívio social com a possibilidade de oferecerem mão-de-obra qualificada aos empregadores e, conseqüentemente, conquistar postos no mercado de trabalho. Isso colabora na redução de um grande problema de ordem social que o nosso país enfrenta atualmente”, ressalta.

O projeto vai receber investimento de R$ 3 milhões durante cinco anos e pretende ressocializar o maior número de detentos. Com isso, os detentos passarão a ter aulas e treinamento técnico, promovendo, assim, profissionalização e permitindo-os a possibilidade de implantar um viveiro florestal dentro do presídio. A meta é alcançar uma produção anual de até 1,7 milhão de mudas nativas. Parte dessas plantações será distribuída entre as usinas financiadoras do projeto para que possam dar início ao trabalho de recomposição da mata ciliar na região.

De acordo com Nestor Pereira Colete Junior, diretor da penitenciária, o projeto é excelente e extremamente interessante, em especial, pelo aspecto de ressocialização dos presos e por contar com o envolvimento de todos, desde o juiz e o promotor de execução penal à Prefeitura Municipal e usineiros. “Trata-se de uma iniciativa que é de suma importância para o desenvolvimento socioambiental de Dracena, pois engloba todos em fatores críticos que uma sociedade possui hoje em dia, ou seja, os problemas com a ressocializacao de detentos e a degradação do meio ambiente", afirma.

Fator importante, uma vez que o Brasil foi citado no relatório do programa das Nações Unidas para o meio Ambiente, divulgado na segunda quinzena de maio, de maneira positiva por ter criado áreas protegidas no planeta, desde 2003, bem como por ter conseguido diminuir a taxa anual de desmatamento da Amazônia. “No entanto, o nosso passa por momentos sensíveis no que diz respeito a preservação das nossas matas, já que os satélites demonstram que a cada ano áreas enormes da Floresta Amazônica são degradas. Mas começando por pequenas ações e, contando com o apoio da sociedade, podemos disseminar o conceito de defesa e recomposição das matas e reverter esse quadro”, explica o executivo.

E para incentivar a adesão de novos parceiros, os benefícios têm sido amplamente alertados pelos envolvidos. Dentre os principais estariam a aquisição de mudas nativas a preços inferiores aos de mercado, melhoria da qualidade ambiental da região e capacitação de mão-de-obra para atividades florestais (viveiro, coleta e recuperação de áreas degradas, seja por influência das usinas ou não, dentre outras).

Tais ações seriam responsáveis ainda pela melhoria da qualidade da água e aumento da biodiversidade, respeitando, no entanto, a legislação estadual e espécies regionais de maneira a priorizar as raras e aquelas em extinção, bem como a formação de corredores ecológicos por meio de conexão de fragmentos florestais. No quesito social, a comunidade também será beneficiada com o projeto, uma vez que serão realizadas palestras, cursos e workshops para escolas e moradores locais. Além disso, o IBFlorestas vai oferecer assessoria e capacitação de colaboradores das usinas para garantir preparo nas práticas socioambientais que são realizadas por parte das empresas, enfatizando a preservação ambiental, segurança alimentar, saúde e segurança do trabalho, reciclagem e reaproveitamento de materiais.

O evento vai contar com a presença de executivos do IBFlorestas, bem como de autoridades da região. Dentre os nomes confirmados estão Célio Rejani, prefeito de Dracena; Higino Aquino, diretor do IBFLORESTAS; Antônio Simini Junior, Promotor de Ação Criminal; Fábio José Vasconcelos, Juiz de Execução Criminal e Nestor Pereira Colete Junior, Diretor geral da penitenciária Agente Aparecido De Pieri de Dracena.

Ao final da cerimônia o instituto realizará a palestra “Programa Semear”, que vai abordar a conscientização ambiental.

Palestra

Programa Semear “Ferramente de inclusão social e difusão de idéias socioambientais inovadoras”

Serviço:

Inauguração “Projeto Semear”

Horário: 14h00

Data: 24/05/2010 (segunda-feira)

Local: Teatro Municipal de Dracena

Endereço: Rua Tenente Antero Contrera, 65 – Centro, Dracena-SP

Palestra “Semear” Ferramente de inclusão social e difusão de idéias socioambientais inovadoras”

Data: 24/05/2010 (segunda-feira)

Sobre o IBFLORESTAS

O IBFLORESTAS – Instituto Brasileiro de Florestas - é uma associação sem fins lucrativos que tem como o reflorestamento e proteção de florestas nativas. Fundado em 2006 pela Família Aquino, atualmente a associação contempla a maior rede de produção de mudas florestais nativas do Brasil. Localizados nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina produzem mudas de árvores do bioma Mata Atlântica e Cerrado para todo o país. O instituto tem como missão o desenvolvimento de projetos socioambientais que envolvam pessoas e empresas com a finalidade de recuperar as florestas nativas. Para isso, orientam proprietários rurais companhias privadas na gestão e execução de projetos e programas socioambientais.

Fonte: Visão Estratégica Comunicação – Assessoria de Imprensa IBFlorestas - 11 – 8901-5374/11 – 8160-9732

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro